3 perfil de Instagram gótico, vitoriano e mal assombrado…
Fizmos 3 perfil de Instagram gótico, vitoriano e mal assombrado de Porto Alegre. Como as pessoas tem pedido muito no nosso perfil oficial pra que a gente fale mais sobre as histórias sombrias de Porto Alegre, já que as caminhadas mal assombradas pelo centro histórico estão suspensas por conta da pandemia, decidimos fazer 3 perfis no Instagram pra alimentar/aguçar a curiosidade do povo. Segue o seco logo abaixo! Ah! Indique para os amigos que gostam do assunto, estamos criando uma comunidade e que é pra chegar junto! Dale! o/
Ouça agora Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung:
NOVO ÁLBUM DA LÍTERA
1 – Porto Alegre Antiga
A Belle Époque de Porto Alegre. A proposta aqui é mostrar a cidade como era e como está.
Ver essa foto no Instagram
Foto: Rua João Telles em direção ao Campo da Várzea (Redenção) na década 1920.
General João Telles (bairros Independência e Bom Fim). Nascido em Porto Alegre em 1844, João Batista da Silva Teles foi um militar brasileiro. Assim como o irmão Jaime Teles (que dá nome a uma rua no bairro Petrópolis), serviu na Guerra do Paraguai, de onde saiu com o posto de capitão, segundo o Guia Histórico de Porto Alegre, de Sérgio da Costa Franco.
Já no generalato, foi enviado a Bagé em 1892 para tentar evitar a guerra civil, mas não teve êxito em sua missão, e participou do início das operações da guerra civil rio-grandense em 1893. Chamado ao Rio de Janeiro, foi vítima de uma emboscada na Ilha do Governador em 14 de dezembro de 1893. Não resistiu aos ferimentos. Foi homenageado ainda em vida, em março de 1892, com a Rua General Telles, que até então se chamava Silveira Martins.
2 – Porto Alegre Gótica
Casos reais de histórias mal assombradas e macabras de Porto Alegre. Por @literaoficial
Ver essa foto no Instagram
A prisioneira do Castelinho do Alto da Bronze
O prédio é um bizarro exemplar da arquitetura medieval, com paredões de pedra e janelas em estilo gótico, e foi construído no fim dos anos 1940, a pedido do político Carlos Eurico Gomes para viver com sua amante, uma jovem de 18 anos.
O político Carlos Eurico Gomes, que em 1940 se apaixonou doentilmente por Nilza Linck, uma moça de 18 anos e decidiu a manter enclausurada no Castelinho do Alto da Bronze, que curiosamente fica na mesma rua da lenda do Açougue Canibal, no cruzamento da Rua Fernando Machado com a Rua General Vasco Alves.
Eurico e Nilza moraram juntos no castelinho durante quatro anos. Ele era extremamente ciumento e, ela ficava no terceiro andar sem poder descer e nem se aproximar das janelas. Depois de alguns anos ela conseguiu fugir do castelo, após muitas ameaças e tentativas de morte.
Aos 86 anos Nilza voltou ao castelo.
Foto: @euexpressa
3 – Porto Alegre Vitoriana
Fotos da cidade de Porto Alegre na era gótica vitoriana. Por @literaoficial
Além do nosso perfil oficial, segue lá! https://www.instagram.com/literaoficial/ o/
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8