Araújo Vianna, o homem e o Auditório
Araújo Vianna, o homem e o Auditório. Famoso espaço cultural de Porto Alegre, o Auditório Araújo Vianna já esteve em dois pontos diferentes da cidade. Reconhecido nacionalmente, ele é um ícone de Porto Alegre. Mas quem foi Araújo Vianna?
o Auditório Araújo Vianna
Inaugurado em 1927 no local onde hoje é se encontra o prédio da Assembléia Legislativa, o auditório teve grande projeção em sua sede original. Tratava-se de uma concha acústica em estilo neoclássico a céu aberto, que contava com vários bancos rodeados por caramanchões.
Erguida onde antes havia os tanques da Hidráulica Porto-Alegrense e a Bailante e que deu lugar onde hoje se encontra o prédio da Assembléia Legislativa e o Multipalco do Theatro São Pedro.
Praça da Matriz, imagem do local onde ficava o Auditório Araújo Vianna.
O projeto foi considerado arrojado na época, pois nunca havia sido construída uma estrutura de tal porte em concreto armado. Serviu às apresentações da Banda Municipal até sua demolição, em 1958, para a construção do prédio da Assembleia Legislativa.
Com os anos, foi aumentando a necessidade da construção de uma nova sede para a Assembléia, que deveria ser próxima às sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Uma nova sede foi projetada pelos arquitetos Moacir Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet. A nova sede teria a capacidade quatro vezes maior do que a original, e foi inaugurada em 12/3/1964. Inicialmente, sediou concertos e a encenação de óperas. A partir da década de 1970, passou a abrigar grandes shows nacionais e internacionais.
Os bancos do antigo Auditório Araújo Vianna
Em 2009, a professora de Artes Jéssica Couto,rastreou e registrou cerca de 80 bancos. Os mais de 400 bancos do primeiro Araújo foram feitos em uma fábrica de artefatos de cimento nos fundos da casa do engenheiro Armando Boni (morto em 1946, com 59 anos), na Rua Marquês do Pombal. O italiano taciturno que chegou ao Brasil na década de 1910 desenhou e fabricou as peças, finalizadas a mão, e também foi responsável por projetar o auditório.
Quem foi Araújo Vianna?
José de Araújo Vianna (1872-1916)
Foi um pianista e compositor erudito, José de Araújo Vianna foi um dos nomes mais famosos da música do Rio Grande do Sul na virada do século XIX para o XX. O espaço cultural Auditório Araújo Vianna, hoje localizado no Parque Farroupilha, na capital gaúcha, é uma homenagem ao músico erudito, que também é patrono da cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras.
Os Replicantes no Araújo Vianna, lá por 1986, segundo o cineasta e ex-integrante da banda Carlos Gerbase.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8