Pular para conteúdo
LÍTERA
  • Discografia
  • Vídeos
  • A banda
  • Blog
  • Agenda

Arquétipos – O encontro com a sombra

litera

Arquétipos – O encontro com a sombra

Lítera / Arquétipos – O encontro com a sombra. O encontro consigo mesmo, Inconsciente Coletivo.

Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica.

  • Lítera nos serviços de streaming
  • Link para ouvir no YouTube

lítera

“Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der.”

– Carl Jung –

Capa do Disco Artista: Dedé Ribeiro | Técnica: Desenho e colagem sobre papel

O inconsciente coletivo

Jung argumentou que os deuses e deusas da antiga mitologia simbolizavam os fatores motivacionais profundos da psicologia humana, elementos compartilhados por toda a humanidade. Ele postulou um nível de consciência a que chamou inconsciente coletivo, compartilhado por toda a raça humana.

O inconsciente coletivo cria as poderosas imagens simbólicas que residem no cerne de nossos mais profundos processos psicológicos, aos quais Jung chamou arquétipos.

fatores astrológicos

Uma vez que os planetas recebem os nomes de deuses e deusas da mitologia e que os signos do zodíaco também têm associações míticas, podemos presumir que esses fatores astrológicos são arquétipos e que sua influência sobre nós baseia-se tanto na realidade simbólica quanto nas forças astrofísicas. Jung acreditava que as realidades simbólicas ou arquetípicas interagiam com os acontecimentos de nossas vidas cotidianas por meio de um processo chamado sincronicidade.

realidade e símbolo

Descreveu-a como “um princípio de conexão acausal”, ou seja, um processo que une dois fatores (um símbolo cósmico e um acontecimento mundano) sem nenhuma causa aparente ou física para essa ligação.

A união entre realidade e símbolo ocorre em um nível interno, psicológico, e o inconsciente é o agente ativo que dá forma à união. Jung usou o princípio da sincronicidade como uma razão física para outros instrumentos divinatórios como o Tarô e o I Ching.

O horóscopo natal

Baseando-se na tese de Jung, o astrólogo Dane Rudhyar deduziu que o momento do nascimento de um indivíduo talvez seja o momento mais sincronístico de todos, pois marca nossa entrada em um cosmo maior, tanto física quanto simbolicamente.

Como um diagrama ou imagem daquele momento, o horóscopo natal ou mapa astrológico é também a imagem de nossa relação simbólica com o cosmo que nos rodeia; ele nos localiza, enquanto indivíduos, no esquema arquetípico.

Arquétipos / Significado e etimologia da palavra

Origem

⊙ ETIM gr. archétupon > lat. archety̆pum,i ‘original, modelo, tipo primitivo’

Arquétipo é descrito pelo psicólogo Carl Gustav Jung como um conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo que seria a parte mais profunda do inconsciente humano.

Os arquétipos são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povo. Os arquétipos não são memórias coesas e “palpáveis” no contexto ou definição clássica de memória, mas são o conjunto de informações inconscientes que motivam o ser humano a acreditar ou dar crédito a determinados tipos de comportamento.

Os arquétipos correspondem ao conjunto de crenças e valores comportamentais básicos do ser humano. podem se manifestar nas crenças religiosas, mitológicas ou no comportamento inconsciente do indivíduo.

A grande mãe

O arquétipo da “grande mãe” :um tipo de crença religiosa muito comum no passado da humanidade que hoje ainda tem certas influências, especialmente de caráter animista como a expressão clássica “a mãe natureza.”

  1. substantivo masculino

modelo ou padrão passível de ser reproduzido em simulacros ou objetos semelhantes.

  1. ext. qualquer modelo, tipo, paradigma.
  2. fil modelo ou exemplar originário transcendente, que funciona como essência e princípio explicativo para todos os objetos da realidade material.
  3. ext. teol o criador de todos os seres e coisas; Deus ☞ inicial maiúsc.
  4. ext. modelo ao qual se atribuem perfeição ou sublimidade.
  5. psic para C.G. Jung 1875-1961, conteúdo imagístico e simbólico do inconsciente coletivo, compartilhado por toda a humanidade.

A Astrologia e a Linguagem do Mito

Durante séculos, as pessoas consultam astrólogos com questões como: qual é meu destino, como terei sucesso no amor e nos negócios, como ganhar dinheiro, como está a minha saúde? O astucioso astrólogo, conhecedor da “linguagem das estrelas”, calculava o horóscopo da pessoa, um diagrama composto de símbolos e linhas referentes às localizações planetárias no céu na hora do nascimento (astrologia natal) ou no momento em que a pergunta era feita (astrologia horária), passando então a tratar dessas questões.

O fato de que um pedaço de papel com alguns rabiscos matemáticos e glifos de formas estranhas possam dar respostas racionais e exatas àquelas questões sempre desconcertou as mentes cultas. Mesmo assim, a astrologia continua a existir e a prosperar.

Idade da Razão

Hoje, quando a Idade da Razão começa a se aposentar (ou talvez a se integrar na Era da Intuição), a astrologia pode ser compreendida bem melhor pelas mesmas mentes que a desafiaram por tanto tempo — justamente por ser a integração da razão (matemática, freqüências orbitais, ciclos) e da intuição (referências simbólicas a mitos e divindades há muito esquecidos).

Persiste a discussão do “porquê” da astrologia, mesmo entre seus defensores. Algumas pessoas insistem que estamos, realmente, sob a influência de alguma espécie de magnetismo ou campo energético emanado dos planetas, uma energia que ainda tem de ser identificada e mensurada pela ciência. Os pesquisadores franceses Michel e Françoise Gauquelin passaram anos combinando dados que indicavam que a posição dos planetas realmente influencia nossas vidas.

Sete planetas antigos

Os Gauquelins concentraram sua atenção em identificar e confirmar as localizações planetárias em carreiras profissionais bem-sucedidas fator mais mensurável do que alguns dos aspectos mais intangíveis que formam os alicerces da astrologia. Milhares de datas de nascimento, lançadas no computador, levaram à conclusão de que a ascensão e a culminação dos planetas (ou, ao menos, dos “sete planetas antigos”) representam um papel importante na identificação dos traços de caráter que levam alguém a seguir um caminho em particular. O astrônomo britânico Percy Seymour, após estudar os

dados dos Gauquelins, desenvolveu uma nova teoria de magnetismo celeste para explicar a influência dos planetas sobre a natureza humana.

O número 12

12 signos do zodíaco;
12 apóstolos de Cristo;
12 meses do ano;
12 cavaleiros da távola redonda;
12 passos do heróis;
12 trabalhos de hércules;
12 CICLOS lunares durante um ano solar;
12 falanges dos sumérios estão na mão, uma dúzia contada com as falanges dos dedos (base em 12 e 60) o polegar era utilizado para a contagem;

As (4) quatro estações X (3) cada uma tem três meses = 12

Diz a mitologia japonesa que o criador está sentado sobre 12 almofadas sagradas, e segundo a tradição coreana o mundo está dividido em 12 regiões.

Na primeira metade do livro de Apocalipse, o 7 é freqüentemente usado, pois fala das condições desta era temporária. Mas, para o reino eterno, 12 será o número usado. Assim, isso prova, além de qualquer dúvida, que o 7 representa a perfeição temporária, enquanto que o 12 representa a perfeição permanente.

A tábua de esmeralda deixada pelo Deus toth (hermes) contém 12 proposições essenciais que o discípulo deve descobrir e estudar.

As 12 leis do karma

1 – A grande lei – causa e efeito;
2 – Leia da criação – a vida não apenas acontece, temos que fazer o que queremos na nossa vida;
3 – Lei da humildade – o mundo espelha nossos traços;
4 – Lei do crescimento – nós que devemos mudar, não as outras pessoas;
5 – Lei da responsabilidade – sempre que algo está errado, existe algo errado em nós;
6 – Lei da conexão – no universo tudo está conectado. passado, presente e futuro;
7 – Lei do foco – não podemos pensar duas coisas ao mesmo tempo;
8 – Lei da doação – falar, praticar e comprovar;
9 – Lei do aqui e agora – viver no presente;
10 – Lei da mudança – a história se repete até aprendermos a lição pra mudar o tráfego;
11 – Lei da paciência e da recompensa – tudo que for duradouro, leva tempo;
12 – Lei do significado e da inspiração – intenção e valor, a inspiração contribui pro todo.

Jacó teve 12 filhos de onde derivaram as 12 tribos de Israel

Jacó usava um peitoral com 12 pedras que segunda tradição são suporte de 12 poderes cósmicos: esmeralda, topázio, sardônica, diamante, safira, carbúnculo, ametista, jacinto, agatha, jasti, coralina, crisólito.

Segundo Jung, o inconsciente coletivo não deve sua existência a experiências pessoais; ele não é adquirido individualmente. Jung faz a distinção: o inconsciente pessoal é representado pelos sentimentos e idéias reprimidas, desenvolvidas durante a vida de um indivíduo.

O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, ele é herdado. É um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade. O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais.

A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam. Sendo assim, a teoria estabelece que o ser humano nasce com muitas predisposições para pensar, entender e agir de certas formas. Por exemplo, o medo de cobras pode ser transmitido através do inconsciente coletivo, criando uma predisposição para que uma pessoa tema as cobras.

Os 12 passos do herói

  1. Mundo Comum – O mundo normal do herói antes da história começar.
  2. O Chamado da Aventura – Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
  3. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado – O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
  4. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural – O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
  5. Cruzamento do Primeiro Portal – O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
  6. Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia – O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
  7. Aproximação – O herói tem êxitos durante as provações
  8. Provação difícil ou traumática – A maior crise da aventura, de vida ou morte.
  9. Recompensa – O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
  10. O Caminho de Volta – O herói deve voltar para o mundo comum.
  11. Ressurreição do Herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
  12. Regresso com o Elixir – O herói volta para casa com o “elixir“, e o usa para ajudar todos no mundo comum.

Os 12 trabalhos de Hércules

  1. O Leão da Nemeia
  2. A Hidra de Lerna
  3. O Javali de Erimanto
  4. A Corça de Cerineia
  5. Os Pássaros do Lago Estínfalo
  6. As cavalariças do Rei Augias
  7. O Touro de Creta
  8. As Éguas de Diomedes
  9. O Cinto da Rainha Hipólita
  10. Os Bois de Gérion
  11. As Maçãs de Ouro das Hespérides
  12. O Cão Cérbero


MÚSICAS / LÍTERA

O disco Arquétipos são 12 canções escritas e construídas de acordo com os arquétipos/signos e a cronologia dos passos. A sensação de um filme, uma jornada completa, um ciclo, início, meio e fim. A frequência sonora das músicas do álbum, busca chegar em qualquer pessoa e  levar o ouvinte a uma aventura de um herói do cotidiano, a identificação. A busca de si mesmo.

LÍTERA | ARQUÉTIPOS | 2019

Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica.

  • Lítera nos serviços de streaming
  • Link para ouvir no YouTube

Referências

Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra

São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma.

Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.

Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI

• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial

Escute Lítera! ‪
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6

Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy

Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg

Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8

Siga-nos

  • Instagram
  • X
  • Facebook
  • Spotify
  • YouTube

NOVO SINGLE – Ouça Agora!

Pode me - hernandez

Contato para shows

aline@loopreclame.com.br
Loop Reclame (51) 51 3022600

Blog

  • E não é que tinha mais uma relíquia escondida? Lítera no Castelinho do Alto da Bronze 8 de maio de 2025
  • Achamos uma relíquia INÉDITA de 2009! 3 de maio de 2025
  • O segredo dos túneis de Porto Alegre 29 de agosto de 2024
  • André Hernandez – Um artista multifacetado 8 de março de 2024
  • Experiências fantásticas em Porto Alegre 8 de março de 2024

Coletânea {2009-2019}

escute em todas as plataformas digitais

SHOWS

Lítera tour dates

Tópicos do site

  • Arquétipos
  • Blog
  • Caso Real Pelo Mundo
  • Casos Reais
  • Entrevista
  • Eventos/Shows
  • Hernandez
  • Lítera
  • Notícias
  • Poema do Dia
  • Porto Alegre Antiga
  • Porto Alegre Mal Assombrada
  • Vc Já Viveu Um Amor Impossível?
  • Vídeo Novo
  • Web Série

Tweets by literaoficial
Contato de shows: Shows: Designorama +55 11941529282 | contato@designorama.com.br | Site oficial da banda porto-alegrense Lítera. RS/Brasil
Tema por Colorlib distribuído por WordPress
 

Carregando comentários...