Cena Independente | Lítera é uma banda independente que…
Em meio às inúmeras dificuldades pelas quais passam as bandas independentes, está a difícil tarefa de gravar um bom disco, uma boa produção e obter uma boa qualidade no final da saída de forno.
Matéria da Revista PBI
PBI: De Porto Alegre, simplesmente LÍTERA
Pois bem a galera conseguiu e preparou um ótimo álbum trazendo um rock and roll cru sem identificações aparentes e referencias obvias. O que podemos encontrar é uma mistura que passa pelas três décadas do rock and roll, letras maduras e baladinhas “apaixonantes”, além de trazer uma excelente capa para combinar com o conteúdo do disco. A banda disponibilizou gratuitamente o disco inteiro para baixar em seu site oficial.
A banda já está na batalha há um bom tempo, passou por diversas formações até firmar e encontrar o ponto de equilíbrio sonoro, o que foi essencial para produzirem nestes 15 meses de noites insones este excelente disco de estréia.
Com André Neto nos vocais e guitarra, Rodrigo Bonjour nas baquetas, Thiago nas guitarras e Lucas no contrabaixo, concretizou-se assim a banda Lítera levando musicas saudáveis e fora de um padrão já conhecido por todos, onde vale a pena aguardar os 45 minutos de downloads para poder ouvir o trabalho da banda. Para antecipar um pouco sobre eles e despertar a vontade de seus ouvidos pelas belas canções da Lítera, deixo lhes em nosso player a musica “Dois”.
Fonte: P.B.I
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8
Sete dicas pra todas as bandas independente que estão começando
1. Relacionamento com o público
As bandas precisam ter relacionamento com seus fãs. E relacionamento não é criar uma fan page no Facebook ou um perfil em alguma rede social e “panfletar” vídeos, som ou agenda de shows. Se relacionar é estabelecer uma conexão pessoal com seu público, trocar ideia, inspirações, cotidiano, é pedir opinião e deixá-lo participar do seu dia a dia como artista.
2. Mostrar sua música pra todo mundo, mas todo mundo mesmo
Por mais específica que seja ou você acreditar ser sua música, ela possui público consumidor, disso não tenha dúvida. Por outro lado ela também não vai agradar todo mundo. Muitas bandas caem no erro de divulgar sua carreira para o maior número de pessoas possível, sem distinção, na ânsia de encontrar em algum lugar as pessoas certas que irão se conectar com seu discurso musical. Dessa forma é mais fácil achar o contrário. O segredo está na segmentação. Procurar comunidades que falem a sua língua é a atitude mais inteligente. Fale com a sua tribo.
3. Nunca usar a primeira pessoa
Você é uma banda, mas esqueça o NÓS. Criar um relacionamento, uma conexão com seu público é dialogar. Pessoas falam com pessoas, não com grupos, marcas ou o coletivo que for. Escolha um ou mais representantes em sua banda para estabelecer a comunicação com seus fãs.
4. Gravar conteúdo em vídeo
Não se trata apenas de conteúdo musical. Grande parte das bandas não ativam um relacionamento com seu público. Vídeos pessoais são uma forma poderosa de enlaçar o público-alvo à imagem de sua banda e com isso aumentar ou construir sua base de fãs. Os bastidores da gravação de um CD, o dia de composição de uma nova música, uma mensagem pessoal para o público. Seu canal no Youtube precisa receber conteúdo que não apenas venda seu trabalho, mas, gere algo positivo, de valor para seu público. Quem dá, recebe.
5. Conte sua história
Histórias são um catalizador de popularidade. Contar histórias de superação, histórias reais, as suas experiencia, tudo que você viveu pra chegar até aonde chegou, que criem uma conexão emocional com seu público pode fazer cair muitas barreiras que impedem que sua banda seja conhecida por mais pessoas.
6. Dar de graça sua música
Estimular o download de seu material é positivo, mas com moderação. Existem pessoas que mesmo sabendo que sua música está disponível gratuitamente, vão querer comprar outros produtos, ir ao show de você.
7. Querer ser ídolo
Os fãs de uma banda independente são em sua maioria, amigos. Não amigos que a conhecem desde o início, mas, pessoas que aprenderam a gostar do som, do trabalho, por causa da forma que aquele artista conseguiu conquistá-los. Querer se posicionar como um ídolo, um artista poderoso, por mais talento que você tenha não irá contribuir para nada. Você depende de que as pessoas gostem de você “de graça”. Se você se apresenta de forma sincera, suave, leve e intimista, isso fica muito mais fácil.
O que é uma banda independente?
Hoje a coisa está mais misturada, mas na sua essência é uma banda independente é uma banda que não tem contrato com nenhuma gravadora, eles são os responsáveis pela gravação do cd, divulgação, venda dos cds (eles não são comercializados em lojas). Uma não independente é o oposto, tem gravadora, produção, cds comercializados nas lojas, mas ao mesmo tempo eles não tem total liberdade pra escolher repertório e boa parte do lucro na venda dos cds fica com a gravadora.