‘Blackout tuesday’
‘Blackout tuesday’. As pessoas postaram imagens todas pretas com a hashtag ‘Blackout Tuesday‘, que em português significa terça-feira do apagão. A ação tem o intuito de interromper as atividades diárias para fazer um protesto virtual.
A “Blackout tuesday“, campanha de artistas em apoio aos protestos antirracistas, causa uma onda de quadrados com a cor preta nas redes sociais nesta terça-feira.
Na tarde desta terça, se espalham alertas nas redes para usar apenas a hashtag #blackouttuesday,#BlackLivesMatter e #BLM ao postar os quadrados pretos.
Ouça agora Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung:
NOVO ÁLBUM DA LÍTERA
Na manhã desta terça-feira (02) o Instagram foi tomado por imagens pretas publicadas por artistas e anônimos. O movimento “Blackout Tuesday” (em tradução livre “terça-feira do apagão”), tem como objetivo fazer um protesto virtual. Motivada pelo homicídio de George Floyd, homem preto que foi asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos, e pela morte de João Pedro, menino preto assassinado por policiais no Rio de Janeiro, a campanha teve grande adesão.
Organizado por empresas do setor da música,o movimento começou fora do Brasil. Em pouco tempo, tomou conta das redes sociais, principalmente Instagram e Facebook.
Companhias como a Apple Music e o Spotify aderiram ao protesto virtual de forma particular. A Apple apagou todas as publicações de seu perfil no Instagram, substituindo-as pela imagem do movimento. Já o Spotify adicionou 8 minutos e 43 segundos de silêncio entre as músicas e os podcasts, em alusão o tempo em que George Floyd ficou preso ao joelho do policial Derek Chauvin, o que culminou na sua morte. A plataforma afirmou que também irá amplificar as vozes negras.
O “apagão” tem como objetivo mostrar apoio à comunidade negra do mundo, além de permitir que postagens e mensagens passadas por pessoas negras tenham mais visibilidade no feed.
O movimento teve a adesão de artistas como Elton John, Cardi B, Dakota, Fanning, Zayn, Manu Gavassi, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank. As publicações foram seguidas de hashtags como #BlackoutTuesday e #TheShowMustBePaused (na tradução livre: o show precisa ser pausado).
Empresas como Capitol, Warner Music Group, Interscope Records, Motown, Caroline, Kobalt, Electric Feel Management, LVRN, Universal Music Group, Ingrooves, UMPG e Pulse Music Publishing também deram espaço para a causa.
Na indústria musical brasileira, se fizeram presentes Som Livre, Warner Music Brasil, Sony Music Brasil, Ingrooves Brazil, ONErpm, UBC, Universal Music Brasil, além da Deezer Brasil.
Dia de luto e conscientização
Para o movimento, esta terça-feira foi escolhida para ser um dia de luto. Para participar, basta colocar um quadradinho preto em seu feed, apenas com a hashtag #blackouttuesday. A legenda pode conter alguma mensagem referente à causa.
A intenção é que esta seja a única postagem do usuário no dia. Pessoas também estão aderindo em outras redes sociais, como Twitter e Facebook.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8