Significados, sinais e símbolos na letra de “Nessa Casa”
Oi, gente! Blz pura? Vamos usar nosso blog pra mostrar algumas referências que estão nas letras do novo álbum. Por ser um disco conceitual, muitas coisas não são claras.
O próprio tema do disco faz com que falemos das formas e não do conteúdo das coisas. Hoje vamos falar sobre a música “Nessa Casa“, que reflete acerca da forma como nos relacionamos com a comida, de um jeito simbólico. Não tem nada óbvio na letra, mas ao mesmo tempo ela é muito sugestiva. Vamo dale:
Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica.
Nessa Casa
Tupã é um Deus trovão, abismo, me ajude!
Tupã (que na língua tupi significa trovão) é uma entidade da mitologia tupi-guarani. Esse pedido de socorro ao divino simboliza o sacrifício que antigos povos faziam aos seus deuses para ter uma abundante colheita. O sacrifício contemporâneo é vestir uma roupa e ir até o corredor de um supermercado, aparentemente nada simbólico, e reclamar de tantas opções e variedades. Num outro ponto do prisma, há pra quem o sacrifício seja ter dinheiro para poder entrar em um supermercado.
No supermercado, quem agora Deus sou eu?
Pro ego Deus não pode duvidar
Ego, a partir da interpretação filosófica, significa o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo, ao fazer isso ele nega o externo e cria um embate com “Deus” em algumas das suas definições.
E a geladeira, vazia com um pote de ketchup,
um de mostarda, quem agora Deus sou eu?
Melhor pro Kant que não pode duvidar
Kant aqui citado, é o filosofo alemão, que investiga a fundo muitos conceitos. Sua contribuição é as regras morais dos imperativos categóricos. Ele exauria os estudos e investigações das teses e antíteses para não conviver com a dúvida.
O de ketchup tava no fim, a mostarda ta na metade
nessa casa não tem nada pra jantar
Acredita-se que o ketchup atual tenha sua origem no molho para peixes da cultura chinesa chamado ketsiap (“molho”). Na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de kechap, que significa “gosto”. O molho oriental foi levado aos Estados Unidos pelos ingleses.
Já a mostarda, não se sabe, com precisão, quando o grão de mostarda começou a ser utilizado como tempero. A história lembra grandes nomes da gastronomia e criadores de pratos famosos como Marcus Apicius (25 a..C.), Guillaume Tirel (1310 –1395), Marques de Bechamel e tantos outros. Egípcios, gregos e romanos já a utilizavam para realçar o sabor dos alimentos. Estima-se que na Idade Média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moídas e misturadas a mel e vinagre. Foi em Dijon, na França, que a mostarda ganhou popularidade.
O ketchup e a mostarda citados na música são itens usados esporadicamente. Ficam muito tempo na geladeira, muitas vezes sozinhos, pois são alimentos de acompanhamento. A geladeira “vazia” no Ocidente traz o arquétipo de crise econômica.
Caixa postal, a carta simples chegou registrada
com uma saudade que entra sem bater, não tenho saco se ninguém me visitar
Na carta registrada você tem como rastrear a sua carta, caso não chegue em tempo hábil. Já na simples, essa possibilidade não existe. Outra diferença é que na registrada você pode pedir que lhe seja entregue o aviso de recebimento, como prova de que a pessoa efetivamente recebeu.
E os Sumérios, que gente louca com seu jeito de contar
Entre o rio Tigre e o Eufrates, que tanta gente – fome não pode “ratiar”
Quando os Sumérios contavam, eles moviam o polegar da mão direita sobre as falanges dos outros quatro dedos. Cada dedo tem três falanges, então era possível contar até doze em uma mão. Já a mão esquerda era usada para contar quantas mãos direitas tinham sido completadas na contagem. Cinco dedos da mão esquerda vezes doze falanges da mão direita, e temos o número sessenta, até hoje usado como base de contagem para medidas de arcos e ângulos, além de tempo.
Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. O motivo da sua chegada ainda é ignorado, mas provavelmente tenha sido a falta de comida e água, já que os Sumérios viviam como nômades vagando. Tanto para os povos primitivos quando pra nós hoje, fome é uma coisa que não dá pra brincar.
Aqui, entra uma pegadinha. A Lítera usou “ratiar” e não “ratear“, e por que?
Significado de Ratiar: Cometer algum erro, muito utilizado no Rio Grande do Sul.
Significado de Ratear: Realizar rateio de; separar ou repartir de maneira proporcional ou de maneira justa entre as partes: ratearam os prejuízos daquela festa. Etimologia (origem da palavra ratear). Do latim ratus.a.um.
É como se dissesse “São tantas pessoas para alimentar, que não se pode cometer erros ao repartir a comida”.
Escolher aquilo que vai comer
A fome de quem não sabe se vai ter que comer
Do primeiro ao último suspiro
e se sabe o que come
quem vai saber?
Aqui uma reflexão sobre quem pode escolher o que vai à mesa. Não é um privilégio de todos ter uma mesa farta com as mais variadas combinações, sabores e temperos.
Isso não é um conceito. É um enigma.
Veja Nessa Casa ao vivo na Casa da Dedé:
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma. O álbum oficial vai ser lançado em outubro de 2019.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8