Dia mundial de prevenção ao suicídio – setembro amarelo
Hoje é o dia mundial de prevenção ao suicídio. No mundo todo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, segundo a OMS. Não há vergonha em procurar ajuda profissional. Muitos acreditam que abordar o assunto “suicídio” na imprensa pode, de alguma forma, aumentar a incidências de casos no local. Todavia, é preciso falar corretamente sobre o assunto, de modo a evitar que informações inadequadas cheguem à população e aumentem o estigma relacionado aos transtornos mentais. Falamos muito por aqui, nos shows, nas caminhadas, e por todas as nossas redes sociais sobre a importância do autoconhecimento e de olhar para as nossas sombras com compaixão e acolhimento.
Acesse https://www.setembroamarelo.org.br/
ou ligue: 188
Todos nós aqui da banda fazemos terapia há anos e temos fãs que conversamos que também fazem. Alguns amigos tomam remédios receitados por psiquiatras, outros optam por tratamentos alternativos, mas todos temos em comum uma coisa: ajuda profissional. Não tenha vergonha disso. Não caia no conto de que os amigos e uma boa conversa substituem o profissional. Eles são ótimos, mas não substituem. Ligue 188.
O que é o setembro amarelo?
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.
O Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil habitantes, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde abarcando o período de 2006 a 2010.
Entre jovens
No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos.
Entretanto, um estudo brasileiro de Bertolote et al (2002) afirma que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, diagnosticados ou não, tratados incorretamente ou não tratados de maneira alguma.
Acesse https://www.setembroamarelo.org.br/
ou ligue: 188
Avise seus amigos, não tenha vergonha de falar sobre esse assunto.
A cor amarela
Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.
O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela”, ou “yellow ribbon”, em inglês.
Alguns mitos sobre o suicídio
“As pessoas, que, ameaçam se matar, estão apenas querendo chamar a atenção”.
Falso, pois a pessoa pode sim estar passando por um período difícil de sua vida e estar solicitando ajuda. Toda e qualquer ameaça a de suicídio deve ser levada a sério.
“O suicídio acontece sem aviso”.
Falso. Apesar de muitos pensarem ser um ato impulsivo, isso nem sempre é verdade. Muitas pessoas pensam em suicídio constantemente. Além disso, muitos suicidas comunicam seu sofrimento diariamente a outras pessoas.
“O suicídio só acontece com os outros.”
Falso. O suicídio pode ocorrer com quaisquer pessoas que estejam em um alto grau de sofrimento. Aqui vale lembrar que o sofrimento independe de dinheiro, classe social, etc…
“Uma pessoa que tentou cometer suicídio uma vez, não voltará a tentar.”
Falso. Na verdade, as tentativas de suicídio são um indicador de que o suicídio pode realmente ocorrer.
Prevenção
Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.
Acesse https://www.setembroamarelo.org.br/ ou ligue: 188
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis. Link para o Pre-Save do álbum completo: https://ps.onerpm.com/5160769275
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8