Fredi Bessa lança seu primeiro disco A Filosofia das…
O primeiro disco de Fredi Bessa, lançado hoje (sexta, 12 de abril) está disponível em todas as plataformas digitais. O álbum é um convite à reflexão e chama-se A Filosofia das Canções.
Por André Neto
Em um ensaio, o Fredi falou que tinha uma música e que queria uma letra pra ela. Perguntou se eu faria e tal, e eu disse que sim, claro! No dia seguinte ele mandou a música, que veio praticamente pronta. Tinha estrutura, melodia da voz, tudo. Só faltavam as palavras que eu tinha apenas que encaixar ali no som que ele emitia marcando as partes que eram pra ser cantadas.
Então comecei a escrever naquela mesma semana, mas empaquei. Fiz o refrão primeiro, mas os versos eu não estava acertando. Sinceramente achei que seria moleza, mas por algum motivo eu enrijeci o processo. Meses se passaram, fizemos shows com a Lítera e nos bastidores eu procurava então conhecer mais a fundo o Fredi, ouvir ele, saber das suas ideias.
Eu sempre admirei o Fredi como músico, como pessoa, um grande amigo, tanto no profissional quanto no pessoal, ô loko bicho! Mas eu estava realmente impressionado com a coragem dele de lançar um disco solo, algo inimaginável pra mim naquele momento. Acho que foi isso que me deixou pressionado pra fazer a letra. Eu não tenho um método, não consigo sentar e escrever, meu processos não são nada românticos, e poxa, é o primeiro disco do cara, que responsa!
Dando vida à canção
Numa semana de muito frio em Porto Alegre – foi um inverno bem rigoroso aquele -, eu estava com um resfriado violento que me derrubou. Numa tarde dessa mesma semana, moribundo no sofá assistindo televisão, e o Fredi me mandou uma mensagem pelo Whatsapp perguntando se eu já tinha alguma coisa pra mostrar pra ele. Na hora eu respondi afirmando que sim, mas era mentira, eu ainda estava empacado no refrão e sem os versos. Criei coragem, coloquei a música pra tocar e, na terceira vez, as palavras começaram a vir, como se os “lá, lá, lá…” que o Fredi cantarolava já indicassem o que seriam aqueles os versos. Cada divisão silábica exatamente no lugar, e foi. Mandei pra ele, que elogiou, fez pequenas modificações e deu vida à canção. Filosoficamente falando, a música intuía alguma coisa que seria dita, como se ela já estivesse pronta, só esperando a gente traçar de forma humana o som e a letra.
O que o Fredi não sabe, é que aquele processo foi transformador pra mim, desapeguei de alguns pré-conceitos que eu tinha comigo mesmo, o quanto eu estava me auto boicotando, pois eu tinha amado a oportunidade de fazer uma canção com um amigo e, ao mesmo tempo, não fazia nada pra isso acontecer. Mas superei. Eu acho… não vou subestimar minha capacidade do meu ego.
Um tempo
A canção se chama “Um Tempo“, nome que o Fredi deu, e ela fala justamente sobre o tempo, estar só, se perder, se encontrar, a gente não tem como saber quanto tempo leva pra gente entender as coisas, se vai sacar alguma coisa… e esse processo me ajudou a entender pequenos conflitos que às vezes eu mesmo transformo num monstro gigante.
Acho que o disco do Fredi é um pouco isso, de ir muito além, buscar o infinito pra entender o movimento mais simples e rotineiro de levantar todos os dias, tomar café e ser um operário da arte, da vida. Sou muito agradecido. O disco A Filosofia das Canções é um respiro, como ele mesmo diz na música Quem sou eu? “buscando seu lugar / Nesse caos da vida”.
Ouçam com o coração.
A FILOSOFIA DAS CANÇÕES
- Sol de Amanhã
- Posto, Logo Existo
- Quem Sou Eu?
- Um Tempo (Part. André Neto)
- Canção ao Violão (Part. Valeria)
- Sobre Dias de Sol e Dores Desgranidas
- Há de Esperança
- Blues em Português
A Filosofia das Canções nas plataformas:
Spotify: https://spoti.fi/2IctyZK
Deezer: https://www.deezer.com/album/92495502
iTunes: https://itunes.apple.com/us/album/1458537472
Fredi Bessa – Voz, guitarras, violões, baixo
Pedro Matz – Bateria
Débora Araújo – voz
Renata Carreira – voz
Arthur Noswitz – Guitarra slide em Há de Esperança
Gravado nos estúdios MATZ em São Leopoldo RS
Mixado e Masterizado por Pedro Matz
Produzido por Pedro Matz e Fredi Bessa
Sobre o Fredi Bessa
O lançamento do disco marca a estreia de Fredi Bessa em sua carreira solo, o músico é figura presente na cena musical gaúcha já há 10 anos, atuando como guitarrista, compositor e produtor em diversos projetos – como as bandas de rock Lítera e Sargento Malagueta e o Grupo Aquarela, formação musical e teatral voltada ao público infantil. Ao longo dos anos, Fredi Bessa esteve no palco ao lado de nomes como Nei Lisboa, Seginho Moah e Frank Jorge, entre outros talentosos artistas.
Isso não é um conceito. É um enigma. Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8