Góticos da Porto Alegre Mal Assombrada
Góticos da Porto Alegre Mal Assombrada, rolê gótico, contando histórias de crimes, misteriosas e macabras, as sombras e o rejeitado, tema do nosso próximo disco; Arquétipos – O encontro com a sombra.
Gostamos dos códigos eruditos mas gostamos de compartilhar eles de forma popular.
Galera da caminhada de sábado pelo Centro Histórico de Porto Alegre
Galera da caminhada de Domingo pelo Centro Histórico de Porto Alegre
Somos trevosos e suaves
A história de Porto Alegre esconde mistérios. Essa capital mal assombrada rejeita seus mitos e suas lendas urbanas e é cheia de contos macabros. Líderes religiosos, teosóficos, filosóficos, serial killers e poetas do mundo todo vieram parar na pequena e pacata cidade bucólica do paralelo 30, no sul do sul da América do Sul.
Os passeios no Centro Histórico de Porto Alegre que a banda faz tem o propósito de mostrar essa essência dos habitantes que, nascidos ou não aqui, demonstram ter em comum – como que por magia ou mistério.
Uma cidade melancólica, que sempre se sentiu sozinha, longe das capitais, desconfiada, úmida, com as quatro estações percebidas de forma muito determinada. No inverno, o vento Minuano (de nome indígena, frio por ser de origem polar, de orientação sudoeste e cortante), faz a sensação térmica baixar e parecer estar mais frio do que realmente está. A umidade de Porto Alegre congela até a alma.
Egrégora do Paralelo 30
Toda egrégora possui uma forte influência sobre as pessoas ali presentes. Se você não está consciente disso, fica praticamente impossível se manter no controle.
Egrégora, ou egrégoro (do grego egrêgorein, “velar, vigiar”), é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais), fruto da congregação de duas ou mais pessoas. O termo pode também ser descrito como sendo um campo de energias extrafísicas criadas no plano astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões vibracionais.
Largo da Forca. Foto em 1910 ( Conheça a história dos enforcamento de Porto Alegre)
Talvez você já tenha ido para uma festa dizendo que só iria beber uma ou duas latinhas de cerveja. Mas, chegando na festa, você foi tomado por uma força incrível, e quando você percebeu já estava tomando todas, misturando tudo e mais um pouco. Esse é o poder de uma egrégora. Você até que estava determinado a não beber, mas a egrégora predominante na festa o impulsionou fortemente para o consumo de bebida.
Theatro São Pedro, em 1860, a cidade de Porto Alegre ganhava uma grande casa de espetáculo
A cidade que não tem fim
A cidade nunca esteve totalmente pronta – sempre em obras, inacabada através do tempo. Seus líderes e sacerdotes fizeram muitos pactos por correntes diversas, pragas foram rogadas, maldições, exorcismos, promessas, dívidas com um mundo paralelo que ainda estão pendentes. Para entender isso, teríamos que antes conhecer a origem da cidade, que foi fundada por um assassino, um foragido da lei.
Quem somos nós, quem faz as caminhadas?
A Lítera é uma banda que sempre teve como característica fazer álbuns esteticamente conceituais, trazendo significados além da música. Fomos nós que espalhamos 52 mil adesivos pelo mundo com a pergunta “vc já viveu um amor impossível?”, que só mais tarde virou música. A gente vive um amor impossível com a cidade e que se confunde com a nossa jornada, com a nossa história, as pessoas, os amores, as paixões, os cafés e os sonhos.
Pra nós, não interessa discutir a história de uma forma científica e fria. Estamos atrás da emoção, da aventura. Quando assistimos Harry Potter, não dá pra ficar pensando: “nossa, mas é impossível voar com uma vassoura…”. Pra nós, o mais importante é o lúdico, a mensagem por trás dos símbolos, os enigmas, as chaves secretas.
Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu a partir da pesquisa da banda para o terceiro disco e o inconsciente coletivo de Porto Alegre. Quais são os arquétipos de quem vive/nasce aqui? O que gira nesta egrégora do paralelo 30? O que a cultura e nossos ancestrais nos deixaram ou estão tentando nos dizer?
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma. O álbum oficial vai ser lançado em outubro de 2019.
Centro Histórico de Porto Alegre
Uma caminhada ao fim de tarde no Centro Histórico de Porto Alegre, passando pelos pontos em que aconteceram as histórias, mitos e lendas mais macabras e rejeitadas da cidade.
O tour será guiado pelo vocalista da Lítera, André Neto, que pesquisando sobre a egrégora de Porto Alegre para as composições do novo disco ‘Arquétipos – O encontro com a sombra’ da banda, achou que seria legal compartilhar o que descobriu. É um amante do centro da cidade, pesquisador de histórias esquecidas e criador do instagram @portoalegreantiga.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8