História de Porto Alegre – Século 18
História de Porto Alegre – Século 18. Fundação da cidade. Quando, em 1737, o brigadeiro José da Silva Pais fundou na Barra do Rio Grande o presídio militar que daria início à colonização oficial do então chamado Continente de São Pedro, já a região situada entre o Guaíba e o oceano começara a ser habitada por povoadores vindos de Laguna e aí estabelecidos com estâncias de criação e pouso. Esse é o palco que inspiração do nosso novo álbum, Arquétipos o encontro com a sombra.
Carta de Sesmaria
Entre eles encontrava-se o madeirense Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcellos, a quem o Capitão-General de São Paulo concedeu, em 5 de novembro de 1740, Carta de Sesmaria das terras por ele ocupadas havia “oito para nove anos”, isto é, desde 1731 ou 1732; a concessão abrangia, em sua área de “três léguas de comprido e uma de largo“, o local hoje assenta a cidade de Porto Alegre.
NOVO ÁLBUM DA LÍTERA, OUÇA AGORA!
Embora a estância de Jerônimo de Ornellas estivesse bastante longe de Guaíba, em breve muitos moradores dos seus campos, e alguns recém-chegados, vieram fixar-se junto às praias do estuário, criando assim, pouco a pouco, um diminuto arraial que recebeu o nome de Porto de Viamão, por suporem os visitantes que o lugar fosse dependência dessa povoação, que se achava 4 léguas mais para leste.
Continente de São Pedro
Em 1747, prosseguindo os seus esforços para intensificar o povoamento do Continente de São Pedro, o governo português contratou com Feliciano Velho Oldenberg a vinda de casais açorianos, parte dos quais se destinaria ao Porto de Viamão.
Porto dos Casais
A primeira leva de ilhéus dos Açores, constituída de cerca de 60 casais, aí chegou em 1752, só então começando a tomar incremento o pequeno povoado, que passou a chamar-se Porto dos Casais. Por essa época, erigiu-se no arraial a ermida do seu primeiro orago, S. Francisco de Assis.
Em 1772, por iniciativa do governador José Marcelino de Figueiredo, desapropriou-se a sesmaria, que Jerônimo de Ornellas vendera dez anos antes a Inácio Francisco, e distribuíram-se datas de terras entre os colonos açoritas. Nesse mesmo ano, a 26 de março, foi criada a freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, por pastoral do bispo do Rio de Janeiro, D. Antônio do Desterro, dela tomando posse a 25 de setembro o padre José Gomes de Faria.
o nome Porto Alegre
Já no ano seguinte, a 18 de janeiro, o bispo substituía a denominação da nova freguesia pela de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre, surgindo assim, pela primeira vez, o nome Porto Alegre, que se conservou até hoje.
Foi também em 1773, a 24 de julho, que José Marcelino de Figueiredo, percebendo-lhe as enormes possibilidades de progresso futuro, transferiu para Porto Alegre a capital do Continente de São Pedro, estabelecida em Viamão depois da tomada de Rio Grande pelos espanhóis em 1763.
A nova Matriz
Decisivo impulso recebeu a localidade. Por determinação de José Marcelino, instalou-se a primeira olaria de telhas na nova capital, onde, até então, as casas eram todas cobertas de palha. Os açoritas prosperavam, favorecidos pela amenidade do clima e pela fertilidade da terra. Em 1780 era iniciada a construção da nova Matriz, e em 1790 criava-se a primeira aula pública.
Veja também
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8