INCUBADORA | VLOG #7
Oi gente! Chegou o fim de semana e todos querem diversão, mas antes vamos falar sobre a incubadora. Vamos contar como foi as nossas tarefas da semana.
TOMADA DE DECISÃO | VLOG #7
Já sabemos que alguns caminhos agora não estão disponíveis pra nós, mas chegou a hora da gente tomar a decisão e investir de uma outra forma na banda. Acompanhe a nossa saga em busca de um apoiador cultural e de transformar os projetos da Lítera dentro de uma incubadora.
O que faz uma incubadora de projetos?
As incubadoras de empresas surgiram no cenário internacional ainda na década de 1930. Aqui no Brasil a ideia de que, para viabilizar negócios inovadores, seria preciso apoiar e auxiliar os empreendedores para melhorar as chances de sobrevivência das empresa nos anos iniciais do seu desenvolvimento datam dos anos de 1980.
As incubadoras de empresas ainda desempenham um papel essencial tanto no estímulo à criação de empreendimentos inovadores, quanto no desenvolvimento dessas iniciativas em escala mundial e, em grande parte dos casos atuam ligadas a universidades e à centros de pesquisa. As experiências nacionais são relativamente bem-sucedidas e as incubadoras, sem sombra de dúvida, ainda desempenham um papel importante dentro do ecossistema empreendedor nacional.
Nos anos recentes, por conta da bolha da Internet em 2001, muita coisa mudou no cenário do empreendedorismo mundial e inúmeras inovações foram impulsionadas pela necessidade de se repensar as antigas metodologias de desenvolvimento de negócios, que já não respondiam mais aos desafios de um mundo em transformação. O Século XXI trouxe novas oportunidades, mas colocou em xeque muitas das metodologias consagradas no Século XX.
Os novos paradigmas vigentes
Nesse cenário em transformação, as antigas metodologias, embora ainda relevantes em alguns modelos de negócios tradicionais, ficaram velhas e pouco efetivas para lidar com os novos paradigmas vigentes e, em decorrência do ritmo acelerado dessa transformação, o modelo tradicional de incubação perdeu a efetividade para levar uma ideia inovadora ao mercado.
O empreendedorismo baseado em evidência (evidence based entrepreneurship), que desponta no Século XXI, responde melhor às necessidades desses empreendimentos, mas ainda são poucas as incubadoras que conseguiram se apropriar dessa metodologia. No Brasil, acredito, foram as aceleradoras que deram conta dessa tarefa, pois já nasceram bebendo dessa fonte.
Incubadora ou Aceleradora?
Uma aceleradora desempenha função parecida dentro do ecossistema, mas, diferente das incubadoras, geralmente investe recursos financeiros além de apoiar a startup com metodologias, mentoria e networking (canal para clientes, investidores, co-fundadores, etc) e, em troca, fica com alguma participação na empresa. Os processos de aceleração ocorrem em prazos mais curtos ( 4 meses em média) que os processos de incubação (de 12 a 18 meses) e há um rigor maior na escolha das startups a serem aceleradas em decorrência do modelo de negócios que pressupõe um retorno sobre o investimento com base no sucesso do processo de aceleração em si.
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma. O álbum oficial vai ser lançado em outubro de 2019.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8