Maria Degolada | Contos de Porto Alegre Mal Assombrada
Maria Degolada | Contos de Porto Alegre Mal Assombrada. Maria Francelina Trenes (Alemanha, c. 1878 – Porto Alegre, 12 de novembro de 1899), mais conhecida como Maria Degolada.
Foto atribuída a Maria
Morro da Conceição, Maria degolada
Morro da Conceição, Maria degolada – A lenda conta a história de um soldado do 1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar gaúcha, chamado Brum. No dia 12 de novembro de1899, o soldado foi fazer um piquenique com sua namorada Maria Francelina Trenes e seus amigos: os soldados Felisbino Antero de Medina, Manoel Alves Nunes e Manoel Antonio Vargas, acompanhados de suas respectivas esposa.
O local do piquenique era um morro localizado no bairro Partenon que na época ainda era coberto pelo mato e algumas árvores. Quando o piquenique acabou, Brum e Maria Francelina afastaram-se do grupo pois começaram uma discussão. Depois de algum tempo, os outros se deram conta de q o casal ainda não tinha retornado.
Degolada
Então, começaram a procurar pelas redondezas, encontrando o soldado ao lado de uma figueira, com uma faca na mão, e a moça caída no solo, toda ensanguentada. Ela tinha sido degolada pelo rapaz. Sem conseguir entender o que aconteceu, os três soldados comunicaram o ocorrido aos seus superiores, e de lá foi enviada uma unidade que desarmou o assassino e o levou preso.
Sessão espírita
Depois ele foi julgado e condenado a 30 anos de reclusão na Casa de Detenção de Porto Alegre, onde acabou sendo assassinado por outro preso 7 anos depois.
A população da periferia de Porto Alegre começou a considerar Maria Francelina uma santa que atendia pedidos e orações, principalmente depois que se espalhou a notícia de que em uma sessão espírita, havia sido recebida uma mensagem da moça dizendo que não queria ser lembrada como “Maria Degolada”, e sim pelo seu verdadeiro nome.
O túmulo da moça assassinada
Nessa época, já existia no alto do morro uma pequena vila, onde os moradores decidiram que daquela data em diante o lugar seria chamado de Maria da Conceição. No local foi erguida uma construção sobre o que diziam ser o túmulo da moça assassinada, uma espécie de capela onde até hoje chegam pessoas pra fazer pedidos. Conta-se que Maria Degolada atende a todos os pedidos, menos os de policiais.
Largo da Forca – Lendas Urbanas: Enforcamentos em Porto Alegre
Galeria de fotos do local ontem e hoje
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8