PLAYLIST: Músicas de Autoconhecimento
PLAYLIST: Músicas de Autoconhecimento. Às vezes, de tão pop, não percebemos o quão profundas são as músicas que estão disponíveis no cancioneiro popular. Enquanto não não vêm o novo álbum Arquétipos, o encontro com a sombra, vamos trazer assuntos que fazem parte das histórias que vamos contar nesse novo ciclo.
Por exemplo, eu, André, sempre gostei das músicas de rádio, músicas populares de todos os estilos. Por isso, resolvi fazer uma lista que me inspira profundamente e vou compartilhar com vocês. Tem muito de Lítera em cada uma delas.
O eu inconsciente
Então, essa é uma lista de músicas de autoconhecimento. São letras de músicas para trabalhar o “EU”, que falam sobre a vida, coisas que estão lá no inconsciente, e por mais brega e batido que possa ter se tornado falar em “autoconhecimento”, a gente sabe como é importante manter esse tema em evidência com seriedade e leveza.
Esta é uma seleção de músicas de autoconhecimento que transformaram a minha vida. Sabe o que sua mente está dizendo agora sobre você? Ouvir esses grandes mestres pode determinar os resultados da sua vida atual. Sério mesmo.
“Minha cabeça só pensa aquilo que ela aprendeu. Por isso não confio nela, eu sou mais eu”
— Raul Seixas —
Sobe o som!
O inconsciente como um iceberg
O iceberg é uma ótima metáfora para explicar a mente humana: tem apenas uma pequena parte à mostra − o consciente. Submerso, escondido, estaria a maior parte da mente – o inconsciente. Podemos dividir o “o iceberg” em três partes, sendo o ego e o superego áreas mistas entre o consciente e o inconsciente; e o id, uma terceira fração da inconsciência.
Desejo do ego
O ego seria a parte que luta para manter o equilíbrio entre o id e o superego, mantendo a razão e aparecendo para a realidade como quem somos; uma fonte de energia psíquica que estaria ligada à libido sexual. O id é a fonte que alimenta esse desejo do ego, a parte da mente repleta de inconsciência. Então, para conter o ego das tentações do id, está o superego, responsável por controlar os impulsos através de todo senso de moralidade e regras absorvidos durante a vida, principalmente na infância, quando começa a ser moldada a personalidade.
Concluindo então, a partir dessa analogia do iceberg, percebe-se que na profundidade da mente humana estão abrigados todos os sentimentos e ideias, ou seja, significados que se mostraram intoleráveis para o consciente e que, por meio de sintomas, aparecem no comportamento de cada indivíduo.
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8