O escritor Paulo Rezzutti, autor que inspirou o projeto…
O escritor Paulo Rezzutti, autor que inspirou o projeto da Lítera, referenciou o trabalho da Lítera nas suas páginas nas redes sociais. Ele, muito antes da Lítera se apaixonou pela história da marquesa de Santos, descobriu 94 cartas trocadas entre Pedro I e a amante e está lançando biografia cheia de revelações amorosas e políticas.
Um mergulho a fundo na história
Lítera por Paulo Rezzutti
Porto Alegre foi a cidade que certamente mais reverberou artisticamente o trabalho de resgate histórico que venho fazendo a respeito do Primeiro Reinado e do grande casal de amantes desse período, D. Pedro I e Domitila, a eterna marquesa de Santos. Inicialmente, um grupo de artistas plásticos transformou as cartas trocadas entre os amantes, que eu descobri em 2010, em arte; depois veio a querida banda Lítera, com o seu som incrível e suas letras deliciosas, dando um novo ar à MPB se inspirando nesse material. Sei que sou a pessoa mais parcial do mundo, acho que tirando os pais dos guris, para falar bem deles, mas vou poupá-los da vergonha, ou quase, e vou falar de uma coisa que eles retratam muito bem, o amor.
Se, nas missivas do Demonão para a sua Titília, o ridículo que Fernando Pessoa qualificou como sendo inerente às cartas de amor muitas vezes se sobressai, a Lítera conseguiu com suas músicas trazer para o contemporâneo as ridículas delícias da paixão, com todo o colorido de seus sabores e de suas dores. Um caso de amor é um microcosmo que se repete e se repetirá pela eternidade, com altos e baixos, como brincar de gangorra. Não importa se os amantes são de nosso século, do passado, do retrasado ou do tempo das cavernas, as dúvidas, as aflições e os gozos são os mesmos, e isso a Lítera conseguiu demonstrar com muita competência.
Como ninguém passa impunemente por uma grande paixão, e mesmo seus ecos vindos de um passado longínquo ainda servem para nos lembrar do quanto fomos amados, desejados e importantes para alguém, a Lítera, com as músicas de seu disco “Caso Real”, nos faz recordar nossos casos de amor.
Paulo escreveu os livros Titília e o Demonão – cartas inéditas de Dom Pedro I à Marquesa de Santos“, D. Pedro, a história não contada. O homem revelado por cartas e documentos inéditos e Domitila – A verdadeira história da marquesa de Santos.
Biografia de Paulo Rezzutti
Paulo Rezzutti (São Paulo, São Paulo) é arquiteto, youtuber, escritor, historiador e biógrafo Brasileiro. Em 2010, durante pesquisas documentais para a biografia da Marquesa de Santos, encontrou no arquivo histórico da Hispanic Society of America em Nova Iorque, 94 cartas inédita do Imperador D. Pedro I para sua amante Domitila de Castro do Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Em 2011 organizou a obra Titília e o Demonão. Cartas inéditas de D. Pedro I à Marquesa de Santos, publicado pela Geração Editorial.
Prosseguindo seus estudos sobre a Marquesa de Santos publicou em 2013 a obra Domitila, a Verdadeira História da Marquesa de Santos finalista na categoria Biografia do Prêmio Jabuti de 2014 e do 2º Prêmio Brasília de Literatura de 2014. Em setembro de 2015 lançou pela editora LeYa a obra D. Pedro, a história não contada. O homem revelado por cartas e documentos inéditos. A obra foi vencedora, na categoria Biografia, do 58º Prêmio Jabuti de Literatura, em 2016.
Lítera – Domitila
Caso Real (2015)
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8