O que é pré-produção musical? O que a Lítera…
Estamos fazendo a pré-produção do nosso novo disco “Arquétipos”.
Assim que compomos uma canção, gravamos ela ao vivo e postamos no YouTube. São 12 músicas escritas e construídas de acordo com os estudos de Carl Gustav Jung, os arquétipos, os signos e a cronologia dos passos do herói e da heroína. A sensação de um filme, uma jornada completa, um ciclo, início, meio e fim. A uma aventura heroica do cotidiano, a identificação e a busca de si mesmo.
O que é uma Pré-Produção musical?
A Pré-Produção Musical é onde tu faz a estrutura de uma música de tudo que vai nela, geralmente ela chega ao Produtor Musical apenas com uma voz e um instrumento base, mas decidimos nos mesmo fazer a base dessa pré, da forma de como a gente acredita que tenha que ser, antes de levar para o produtor, que ainda não decidimos quem vai ser. Precisamos decidir isso até maio.
A etapa de Pré-Produção Musical, é uma das fases mais importantes do trabalho, por alguns motivos bem pragmáticos:
- Ganhar tempo durante a gravação no estúdio;
- Evitar problemas na gravação como, por exemplo, não saber o que vai ser gravado.
- Deixar os músicos integrados do projeto e mais livres pra criar.
- A fase do estranhamento do novo é superada e já se consegue pensar nos arranjos, nas melhorias, o que ta sobrando e faltando na canção;
Quer ver como tão ficando as composições do novo álbum? Confere aí! Dale!
O que é feito em uma Pré-Produção Musical?
Muitas coisas, pois não é uma regra. Coisas do tipo, escolher um tom de uma música, quantos refrões, onde haverá uma ponte para voltar ao refrão, e coisas do gênero. Tudo isso e mais um pouco fazem parte de uma Pré-Produção Musical. A música é coração em cima de planejamento. Ela nasce da forma mais intuitiva possivel no violão e depois juntamos tudo que possa ajudar a música entregar a sua mensagem. Hoje quem ajuda a gente nesse processo é o engenheiro de som Fabiano Turconi Cordella, com colaboração da Graziele Buffon Huning Cordella, está captando o áudio ao vivo e mixando; o astrólogo Paulo Alonso faz o mapa astral e interpretação; a Martina Mombelli faz os clipes e a Fernanda Hernandez a produção.
Quando começa a gravação oficial?
Em maio. Até lá a gente já finalizou todas as pré-produções das músicas, decidimos a base das canções e vamos levar para o produtor. O passo seguinte e junto do produtor escolhido, estudar o que podemos inserir, tirar, modificar da estrutura principal pra música cumprir o proposito. Na ordem fica assim:
- Pre-produção;
- Produção;
- Gravação;
- Mixagem;
- Masterização.
Pronto, aí é só aguardar os tramites legais para subir nas plataformas digitais, verificar arte e material complementar de divulgação, conceito do projeto se está de acordo e marcar a data de lançamento oficial.
Sempre que a gente entrar em fase nova da produção do novo disco nós vamos atualizar vocês por aqui. Então é isso.
Com carinho,
André Neto
Porto Alegre, outono de 2019
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma. O álbum oficial vai ser lançado em outubro de 2019.
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8