O que é um arquétipo?
O que é um arquétipo? Ao que tudo indica, o criador do termo arquétipo foi o psicólogo suíço Carl Jung. Sabíamos que o álbum envolve tantos conceitos complexos, que dar o título de Arquétipos – O encontro com a sombra poderia ajudar tanto na curiosidade do povo quanto na estética desse trampo.
Para ele, arquétipos são imagens primordiais, presentes em nosso imaginário, que ajudam a explicar histórias passadas, vividas por outras gerações.
Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica.
Etimologia
Arquétipo (do grego ἀρχή – arché: “ponta”, “posição superior”, “princípio”, e τύπος – tipós: “impressão”, “marca”, “tipo”) é um conceito que representa o primeiro modelo de algo ou antigas impressões sobre algo. Conceito criado pelo suíço Carl Gustav Jung, conjuntos de imagens primordiais que dão sentido às histórias passado entre gerações, formando o conhecimento e o imaginário do inconsciente coletivo. Também é associado a experiências universais, como nascimento e morte. É explorado em diversos campos de estudo, como a filosofia, psicologia e a narratologia.
Na psicologia analítica, o termo indica a forma imaterial que os fenômenos psíquicos tendem a se moldar. Onde Jung refe-se a estruturas inatas, que servem de matriz para a expressão e desenvolvimento da psique.
Na filosofia
O termo é usado por filósofos neoplatônicos, como Plotino, que segundo a concepção de Platão, designa as ideias como modelos originário de todas as coisas existentes. Na filosofia teísta (crença em Deus) e vertentes, através da confluência entre neoplatonismo, ou platonismo cristão, e o cristianismo (aspectos espirituais e cosmológicos platonicos) o termo indica idéias da mente de Deus. Difundido por Santo Agostinho, provavelmente por influência dos escritos do filósofo neoplatônico Porfírio de Tiro, discípulo de Plotino.
Na publicidade
As empresas investem na criação de marcas fortes seguindo o conceito de arquétipos, que ajudam a satisfazer algumas necessidades primordiais do público alvo, como a independência e a estabilidade (experiência positiva e qualidade de vida).
Jung constatou que, além de elementos tipicamente ligados à psique, como os sonhos, os arquétipos do inconsciente coletivo também se expressam através de narrativas, destacando e estudando especialmente o mito e o conto de fada. Ele diz:
“ Nos mitos e contos de fada, como no sonho, a alma fala de si mesma e os arquétipos se revelam em sua combinação natural, como formação, transformação, eterna recriação do sentido eterno.”
Colagem da artista plástica Dedé Ribeiro para a capa do álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
Imagens primordiais
Jung chega a usar imagens primordiais como um sinônimo para arquétipo. Segundo ele, elas se originam a partir da repetição de uma mesma experiência por diversas vezes, por pessoas diferente e em épocas distintas.
Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica.
No inconsciente coletivo
Essas imagens primordiais fazem parte do inconsciente coletivo. Ou seja, não estão presentes somente na sua cabeça, mas na da grande maioria das pessoas.
A imagem da figura materna, por exemplo, passa os mesmos valores de porto seguro, carinho e amor para um brasileiro e um japonês, apesar de todas as diferenças entre as duas culturas.
Compartilhando histórias
Nas pesquisas para a composição do nosso novo disco “Arquétipos O encontro com a sombra”, acabamos descobrindo um monte de histórias esquecidas da nossa cidade… decidimos compartilhar com quem mais quisesse ouvir!
Então, montamos uma agenda até o final de outubro para rolar a caminhada “Porto Alegre Mal Assombrada” todos os sábados (todos esgotados) e domingos! Só mudamos um pouco o sistema: as inscrições agora serão online, através de um site.
Para se inscrever é só clicar aqui!
Corre que as primeiras datas já esgotaram todas as vagas!
Quem somos nós, quem faz as caminhadas?
A Lítera é uma banda que sempre teve como característica fazer álbuns esteticamente conceituais, trazendo significados além da música. Fomos nós que espalhamos 52 mil adesivos pelo mundo com a pergunta “vc já viveu um amor impossível?”, que só mais tarde virou música. A gente vive um amor impossível com a cidade e que se confunde com a nossa jornada, com a nossa história, as pessoas, os amores, as paixões, os cafés e os sonhos.
Pra nós, não interessa discutir a história de uma forma científica e fria. Estamos atrás da emoção, da aventura. Quando assistimos Harry Potter, não dá pra ficar pensando: “nossa, mas é impossível voar com uma vassoura…”. Pra nós, o mais importante é o lúdico, a mensagem por trás dos símbolos, os enigmas, as chaves secretas.
Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu a partir da pesquisa da banda para o terceiro disco e o inconsciente coletivo de Porto Alegre. Quais são os arquétipos de quem vive/nasce aqui? O que gira nesta egrégora do paralelo 30? O que a cultura e nossos ancestrais nos deixaram ou estão tentando nos dizer?
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma.
Arquétipos – O encontro com a sombra é um disco diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica.
Como participar?
Entre no site, escolha o sábado da sua preferência e preencha seus dados: https://www.eventbrite.com.br/e/porto-alegre-mal-assombrada-historias-macabras-e-rejeitadas-tickets-66369345499
AVISO / TW
Durante o passeio, surgem histórias de suicídio, racismo e cárcere privado. Se isso ativa algum gatilho mental prejudicial em você, recomendamos que não participe do evento.
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
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