Porto Alegre século 20
Porto Alegre século 20. A grande Exposição Estadual de 1901, realizada em Porto Alegre, foi o acontecimento que marcou o alvorecer do século XX, apresentando a todo o Brasil uma demonstração do progresso alcançado pelo Rio Grande do Sul nas suas atividades agrícolas, pastoris e industriais. Esse é o palco da inspiração do nosso novo álbum, Arquétipos, o encontro com a sombra.
Século XX
Em 1908, o transporte urbano já era elétrico, e em 1910 o número de porto-alegrenses subia a 130.227. No decênio seguinte, são encetadas duas obras de grande envergadura: a colocação da rede de esgotos e a construção do cais do porto.
Na mesma época
Graças ao trabalho profícuo e inteligente dos prefeitos José Montaury e Otávio Rocha, seguidos mais tarde por José Loureiro da Silva, a cidade ganhou novos contornos e avenidas. Um esboço daquilo que seria mais tarde o plano de urbanização da cidade, abriu a Borges de Medeiros, com a construção de seu famoso viaduto da Duque de Caxias, que estendeu a avenida rumo ao sul da cidade, após as obras do aterro terem sido concluídas.
Em 1953, na gestão do prefeito Ildo Meneghetti, e por iniciativa de Henrique D’Ávila Bertaso, foi inaugurada, na Praça da Alfândega, a 1ª Feira do Livro.
A capital
O Rio Grande do Sul entrara num período de notável expansão e crescente prosperidade, que se prolonga até nossos dias. Bairros que surgem, ruas que se abrem, avenidas que se alargam, praças que se ajardinam, redes de água, luz e esgotos que se estendem, empresas e estabelecimentos de toda espécie que se fundam e que ampliam as suas atividades, um sem-número de construções novas, tudo revela o constante desenvolvimento de Porto Alegre e a operosidade do seu povo.
Arquétipos – O encontro com a sombra é um álbum diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica. Vc tem coragem de encarar a sua própria sombra?
Para melhor escoar o fluxo de veículos, viadutos foram construídos, complementando as radiais e perimetrais executadas nas administrações Telmo Thompson Flores e Guilherme Socias Villela. Na área recuperada ao estuário do Guaíba, foi construído o Parque Marinha do Brasil, o estádio do Sport Club Internacional e seu Parque Náutico. Na administração do prefeito Alceu Collares, foi pavimentada a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), da qual se descortina uma magnífica vista do Guaíba.
Porto Alegre, com seus municípios vizinhos
Formando a região chamada Grande Porto Alegre, possui hoje mais de 4,2 milhões de habitantes, e está situada a margem esquerda do estuário do Guaíba. Dista 260 Km do mar, sendo o acesso feito através da Barra do Canal Norte, canais da Lagoa dos Patos e Rio Grande. Por via rodoviária, a ligação mais curta entre Porto Alegre e o mar, num trajeto de aproximadamente 90 Km, faz-se através da RS-040, unindo a capital às praias de Pinhal e Cidreira. A principal praia da orla marítima gaúcha, Tramandaí, dista de Porto Alegre 122 Km, pela BR-290.
Rua 7 de Setembro esq. Rua Uruguai (antiga rua do Comércio) a direita. em 1900. A frente a Praça da Alfândega.
Asilo Padre Cacique
Asilo Padre Cacique em torno de 1909. Imagem obtida do morro Santa Teresa, com o Guaíba ao fundo.
Asilo Padre Cacique 1902
Bairro cidade baixa início século XX. Bem ao fundo percebe-se o asilo Padre Cacique.
Av. Voluntários da Pátria (antigo Caminho Novo) em +ou- 1904. A imagem se situa entre as ruas Senhor dos Passos e Pinto Bandeira. Ao fundo a direita está a antiga Praça Rui Barbosa.
Bairro Menino Deus década de 1910. Imagem obtida do morro Santa Tereza.
O bairro Menino Deus no início do século XX. A frente no centro a atual Av. Getúlio Vargas. No descampado a direita, situava-se o antigo hipódromo Rio-Grandense.
Porto Alegre – Rua da Praia anos 40
Porto Alegre – Rua da Praia anos 60
Breve história das capitais brasileiras – Porto Alegre
Porto Alegre – meu canto no mundo
Veja também
Ouça o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
Arquétipos – O encontro com a sombra é um álbum diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica. Vc tem coragem de encarar a sua própria sombra?
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8