Reta final das gravações do novo álbum
Reta final das gravações. Fim das gravações dos vocais do álbum Arquétipos, previsão de lançamento em outubro de 2019.
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
São 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, codificador da psicologia analítica. As composições falam sobre arquétipos, signos, símbolos e o encontro com as nossas sombras. Traçam a jornada do anti-herói no cotidiano, o inconsciente coletivo e a busca de si mesmo. Isso não é um conceito. É um enigma. O álbum oficial vai ser lançado em outubro de 2019.
Leia o post aqui no blog de como foi a gravação dos instrumentos.
Sábado chuvoso, pertinho do Guaíba, frio (a Zona Sul de Porto Alegre é ainda mais fria), no estúdio da The Good Times Band, banda do Ricardo Pellin, tio da Renata Crawshaw (baterista da Lítera).
No pátio, bem em frente à casa, um pé de limão siciliano e gatos com personalidade humana. Adentrando a casa, geleia de lemon curd, chá inglês e Beatles pra qualquer lado que se olhasse. Foi um clima muito britânico – como nos disse a tia da Rê, Denise Crawshaw: British Style!
André Neto e o pé de limão siciliano
Fernanda, André e Ricardo mostrando a casa e contando a história do estúdio
Liverpool, Zona Sul
Parte da família da Rê é de origem de anglo-saxões, o que não é tão comum aqui pra nós. Ainda que Porto Alegre sonhasse em ser uma Liverpool, estamos mais acostumados com famílias de matriz Italiana, Portuguesa, Alemã e Africana.
Bom, o clima Liverpool compôs o cenário do final das gravações de vozes.
Vista da cozinha da casa para o estúdio.
Chegamos bem cedo, fomos recebidos pelo Ricardo, a cachorra Mandy e as gatas Sasha e Pulga (essa é uma vira-lata das ruas da Bélgica). Clima nublado, céu cinza, chovendo sempre – ainda que uma chuva fraquinha, a garoa era constante.
O estúdio é maravilhoso, um misto de estar em casa e em um ambiente técnico ao mesmo tempo. Foi perfeito pra cantar o que precisávamos.
Renata e Ricardo, abrindo o portão pro Fabi descarregar os equipamentos
A gente não sabia ainda como seria gravar com os carros passando na rua, a chuva, e os cachorros da vizinhança latindo. Aconteceu que: por causa da chuva, quase ninguém saiu de casa, então tinham poucos carros passando e os cachorros não tinham pra quem latir. E a chuva? Só garoa, sem barulho. Perfeito!
Ricardo Pellin abrindo o estúdio, que um dia já foi sua casa
Logo depois dos cumprimentos, começamos a nos preparar: André Neto e Elaine Foltran foram aquecer a voz, o Fabiano Cordella foi montar o anexo do estúdio, onde improvisou uma sala de controle dentro do banheiro/deposito com a ajuda da Grazi – que, aliás, muito importante ressaltar: estava de aniversário! E mesmo assim foi compartilhar parte do seu dia com a gente, como uma boa canceriana, claro. Aqui retribuímos e também dedicamos pra ela esse dia especial!
Fabi, dentro do banheiro, sua cabine técnica
Fabi e a aniversariante Grazi, casal fantástico, mais que amigos, friends!
Sasha, uma gata
Renata, outra gata, Ricardo e a porta do estúdio estilo inglês
O cronograma do dia
Tínhamos 7 músicas pra gravar as vozes principais, 10 músicas pra gravar backing vocal, e alguns efeitos sonoros como palmas, vocalizes e falas em cerca de 5 músicas. Nos preparamos muito pra esse dia, não é comum gravar tantos vocais, mas a gente sabia que poderíamos fazer.
Elaine Foltran e André Neto escutando as gravações e anotando as correções
O time todo estava muito unido, o clima era leve, queríamos que cada um de nós acertasse da sua forma, que o nosso melhor pudesse se manifestar.
Elaine Foltran gravando voz, entrega total
E assim foi, uma atrás da outra, com uma pequena pausa pra um almoço delicioso e finger food, pra podermos retomar logo as gravações.
Bolo de pão de queijo da Fernanda
Sagrado Coração
Na tarde, já com mais da metade das canções gravadas, teve um momento muito emocionante, em que a Rê começou a chorar depois do André cantar “Sagrado Coração”, foi um momento muito emotivo pra todos nós. Nos abraçamos durante toda a gravação. A cada voz gravada, André e Elaine comemoravam como uma vitória, uma vitória sobre si mesmos, e a alegria de deixar registrada pra sempre uma emoção profunda.
Renata Crawshaw, palpitando
Em meio a tantas dificuldades, tantos obstáculos, mudanças de planos e novos rumos, estávamos ali terminando enfim um longo processo desgastante, sofrido, de muita entrega e mudança. E, agora, recompensador. Quando chegamos ao final das gravações, brindamos com um chá tradicional inglês com uma gota de leite, bolo de pão de queijo com lemon curd e todos em volta da mesa cansados e satisfeitos.
Legítimo chá inglês numa caneca inglesa.
Antes da pós-produção
No dia 25 de julho temos gravações dos violões do André, do guitarrista e cantautor Fredi Bessa, que lançou há pouco seu primeiro disco solo com uma parceria com o André e está tentando achar uma brecha na agenda pra conseguir vir gravar sua participação. E ainda gravaremos o elegante e virtuoso violão de sete cordas do Mathias 7 Cordas.
Cronograma da gravação quase completo
Claro que somos suspeitos pra falar, mas a cada dia que passa fica ainda mais lindo nosso álbum. Cheio de conceitos, símbolos e significados pra nós. Esperamos que seja assim pra vocês também.
Até o próximo registro de bordo das gravações. Boa semana, gente!
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8