A história deste projeto inspirado no romance registrado na…
A história deste projeto inspirado no romance registrado na troca de cartas de Dom Pedro I e Domitila. Lítera fez dois EP’S contando a história de amor entre imperador e Domitila.
RBS Patrola – Vitrola: banda gaúcha lança projeto inspirado em romance de Dom Pedro I
Na estrada desde 2004, a banda Lítera, formada por André Neto (vocal e guitarra), James Pugens (baixo), Lucas Kanan (baixo), Rodrigo Bonjour (bateria) e Thiago Marques (guitarra), tem o nome inspirado em uma variação de uma música de Nirvana chamada “Lithium”.
Com um conceito rockeiro, dramático e romântico, a Lítera tem influências da década de 1980, de bandas como The Cure e Talking Heads, e já faturou diversos prêmios. O melancólico “Um Pouco de Cada Dia”, por exemplo, foi o primeiro disco da banda e, logo de cara, escolhido como Melhor Lançamento de Banda Gaúcha pelo ClicRBS.
E é justamente na discografia que entra a história que falamos no começo da matéria. Após “Um Pouco de Cada Dia”, o single “Domitila” (assista ao clipe no vídeo acima) inspirou um projeto que começaria no ano de 2013, com o mesmo nome. A troca de cartas de amor entre o imperador Dom Pedro I e a sua amante, a marquesa de Santos, Domitila, foi a temática de um projeto que rendeu dois EP’S: “A Marquesa” (2013) e “O Imperador” (2014).
Como mais uma daquelas bandas que busca seu lugar ao sol divulgando o trabalho de maneira online, a Lítera fez shows pelo Brasil inteiro por meio das visualizações atingidas em outras regiões. Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais tiveram a oportunidade de conhecer o talento dos gaúchos. E para tu conhecer um pouco mais do trabalho dos caras, o Vitrola trocou uma ideia com o vocalista da banda, André Neto. Ele explica mais sobre o projeto musical que mergulhou fundo na história do Brasil Império e outras coisas mais. Confere aí:
Explica a história deste projeto inspirado no romance registrado na troca de cartas de Dom Pedro I e Domitila
Começou quando eu estava lendo muito sobre o Brasil Império e ficava curioso com as coisas que aconteceram nos intervalos. Tenho a sensação de que sabemos pouco sobre a nossa história. Pois foi aí que cheguei nas cartas trocadas entre o Dom Pedro I e a Domitila e fiquei emocionando com aquilo. São cartas com mensagens muito carregadas de sentimento.
Dom Pedro I e Domitila inspiraram a Lítera (Fotos:Montagem sobre Divulgação/ Museu Imperial)
E depois da pesquisa, como inicia o projeto ‘Domitila’?
Mostrei os registros para a banda e para o nosso produtor musical Marcelo Fruet, e eles compraram a ideia de fazermos um projeto em que a gente pudesse levar as mensagens para as pessoas. Este é um assunto super delicado, estamos falando de amantes, mas trabalhar nisto ajuda todos a saírem de uma zona de conforto e se questionarem sobre o que fazem e por que fazem.
Com o lançamento dos EP’S de ‘Domitila’, vocês fizeram shows por outros estados. Quando este reconhecimento Brasil afora começou?
Bah, Isso foi demais! Se deu por conta da internet, mas a gente não esperava ser tão bem recebido. A verdade é que depois do EP “A Marquesa” as coisas mudaram muito para a gente. Fizemos uma turnê por lugares que nem sabíamos que existia, e tinha gente lá cantando as músicas. Estamos num momento bem bacana.
O projeto vai continuar com mais algum lançamento?
No início do ano que vem entramos em estúdio pra finalizar nosso segundo disco, “Caso Real”, com as músicas dos EPs e inéditas. A previsão de lançamento é para o segundo semestre do mesmo ano. Dedos cruzados!
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
Escolha a sua preferida, clicando aqui: https://litera.lnk.to/5CSbI
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8