Tudo novo de novo
Iniciamos mais um ano na terra, um novo ciclo, e os boletos das passagens nos esperando. Nos reunimos no início de 2018 e falamos de músicas novas, mostrei algumas, conversamos, trocamos ideias e decidimos que tínhamos um novo disco de músicas inéditas para ser registrado. Mas não poderíamos nos dar o luxo de tirar um tempo para dedicar à produção do terceiro álbum. Decidimos fazer alguns show pontuais para quitar as dívidas e gravar o novo disco com recursos próprios. Seria um grande desafio.
QUINTO RECOMEÇO
Como um destino que volta pra me ensinar alguma coisa que eu ainda não aprendi, foi a vez do Rodrigo deixar a banda. E, como um karma, eu terei que enfrentar. Lembro e sei que ele precisou negar e lutar contra tudo e todos pra viver a Lítera. Reconheço sua luta, desejos, necessidades e obrigações. Foi o mais antigo companheiro. Não teríamos chegados aqui sem tudo que ele ajudou a construir, sem sua dedicação, esforço e entrega. É um grande músico, um grande ser humano, tem a minha admiração. Eu, como Lítera, farei com que tudo isso não tenha sido em vão.
Conversei com o James, ele sempre muito compreensivo e aberto a mudanças. Estamos crescendo juntos, aprendendo novos instrumentos, nos reinventando. Decidimos que o melhor é deixar o tempo passar, aliviar e com tranquilidade é que as novas ideias e oportunidades virão. Nunca foi fácil, a sensação de abandono é constante. As vezes me pergunto: Qual é o sentido desse caminho? O que ele espera de mim? O que eu espero dele? Entre os aventureiros de estação e os marinheiros de primeira viagem, quem sabe onde esse barco vai nos levar? O que é o ponto de partida, e pra onde estamos indo?
Sabendo que é depois de muitos erros que nos corrigimos e melhoramos, confio que o melhor está próximo. É fé, não sei explicar. No fundo, agradeço a todos que já foram meus companheiros de banda. Por navegarem comigo boa parte desse mar da vida. Mais um ciclo se encerrou, mas as nossas jornadas seguem.
“Ainda sou o mesmo só que diferente do que você conheceu”
(André)