
Como foi a turnê Caso Real?
Como foi a turnê Caso Real? O álbum Caso Real, lançado em 2015, foi inspirado no livro Titília e o Demonão – Cartas Inéditas de Dom Pedro I à Marquesa de Santos, do escritor Paulo Rezzutti. Com produção de Marcelo Fruet, as 12 faixas falam de um amor impossível.
Ouça Arquétipos – O encontro com a sombra é um álbum diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica. Vc tem coragem de encarar a sua própria sombra?
O Caso Real foi um marco na história da banda, Algumas pessoas tatuaram, marcaram na pele a nossa paixão. Outras fizeram desenhos da banda, poesias, pinturas, TCC, entre outros manifestos e homenagens que compartilhamos nas nossas redes sociais.
Lítera | Bercy ao vivo no Mondo Cane – Porto Alegre
Cartas de amor
Durante os sete anos em que o imperador do Brasil manteve um romance com Domitila de Castro Canto e Melo (mais tarde elevada a Marquesa de Santos), escreveu 143 cartas a ela, as quais estavam perdidas e o escritor Paulo Rezzutti encontrou e revelou para o mundo essa história de amor impossível.
Lítera, foto de divulgação do clipe Domitila por Lucas Cavalheiro
“Nada mais digo senão que sou teu, e do mesmo modo quer esteja no céu, no inferno ou não sei onde. Tu existes e existirás sempre em minha lembrança, e não passa um momento que meu coração me não doa de saudades tuas…”
Essa doce declaração foi enviada em 29 de novembro de 1826 por um homem que assinava como Fogo Foguinho – também chamado de dom Pedro I – para a mais importante de suas amantes.
Escritor Paulo Rezzutti e André Neto da Lítera na cidade de Pelotas, visitando as Charqueadas
Foi realmente incrível tudo que a gente viveu e as pessoas que conhecemos. Até a revista Caras nos entrevistou, foi surreal! Como uma banda independente fomos muito longe, muito além do que esperávamos, mas podemos fazer alguns destaques aqui que, digamos assim, foram pontos de virada na nossa – ainda curta – trajetória dentro do cenário musical brasileiro. Vamos a eles!
Lítera ao vivo no programa de televisão, na RBS, divulgando o lançamento do disco Caso Real
Lançamento do álbum em Porto Alegre no Teatro do Sesc
O disco foi lançado fisicamente em novembro e o show de inauguração foi no teatro do Sesc em Porto Alegre, lotado, com as pessoas já cantando o disco inteiro. Não da pra dizer que ficamos tão surpresos assim, por que já estávamos acompanhando a movimentação pela internet. Sabíamos que havia uma ansiedade – tanto da nossa parte quanto por parte do público.
Lítera | Amantes ao vivo no Teatro do Sesc em Porto Alegre
A música Amantes era a única regravação da história da Lítera até aquele momento, uma canção que tinha tudo a ver com o conceito do álbum. Fomos pra rua e pegamos depoimentos de amores impossíveis, o que seria pra nossa geração os amores que acontecem de forma marginal ao que a cultura da sociedade propõe. A gravação ao vivo rendeu um clipe lançado exclusivamente pela Vevo.
“Vou caminhando nas ruas pensando em você
Nesses momentos que a gente consegue se ver…”
Sofá | Lítera – Ao vivo no teatro do SESC – Porto Alegre | Turnê Caso Real
Show no Solar da Marquesa
Solar da Marquesa, casarão de propriedade de Domitila de Castro Canto e Melo, o lugar onde ela passou a maior parte de toda a sua vida. Através da iniciativa do Paulo Rezzutti, que indicou a Lítera pra fazer parte da programação do aniversário da cidade de São Paulo nos seus 462 anos, fizemos um show em frente ao Solar. Foi uma arrancada incrível – isso sim a gente nunca imaginou que poderia ao menos acontecer!
A Lítera do Caso Real foi: Fredi Bessa, Fernando Spillari, André Neto, James Pulgens, Rodrigo Bonjour, Thiago Marques e Lucas Pinto
A cidade de São Paulo completava 462 anos e, para comemorar a data, uma programação repleta de atrações culturais foi preparada. Um dos destaques foi a apresentação da banda gaúcha Lítera.
Show Lítera no começo da turnê Caso Real
O show foi em frente ao Solar da Marquesa de Santos/Beco do Pinto, na rua Roberto Símonsen, no Centro de SP. O repertório foi o trabalho mais recente daquele momento, com canções inspiradas no romance proibido entre Dom Pedro I e a Marquesa de Santos.
Sofá, Sofar São Paulo
Em 2016, o primeiro ano da turnê, fizemos uma média de 8 shows por mês e em cada cidade que passamos deixamos um pouco de nós e levamos um pouco de quem nos recebeu.
Lítera – Sofá
No Estúdio Showlivre
Um programa que é o sonho de todo artista! Tocar no Showlivre foi um importante momento. Nesse dia, o André estava super gripado, não tinha como cancelar, foi desafiador, muito gengibre e entrega.
Lítera no Estúdio Showlivre ao vivo Caso Real na íntegra com entrevista
Cemitério da Consolação
O Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole ainda em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências do Brasil na área da arte tumular. Fundado em 1858, o local já recebeu diversas atividades artísticas, sarau de poesia, recital, passeios históricos, culturais, devido ao grande numero de personalidades ali sepultados.
Banda Lítera, show gótico no cemitério da Consolação em São Paulo
O Cemitério da Consolação passou a abrigar obras de arte produzidas por escultores de renome, que serviam para ornamentar os jazigos de personalidades importantes na história do Brasil. Entre elas a Marquesa de Santos, a Domitila.
Lítera em entrevista para o programa Outra Frequência, em São Paulo
Lítera na turnê Caso Real: Rodrigo Bonjour, André Neto e James Pugens. Foto por Gabriel Not.
Além da necrópole
Conseguimos com a prefeitura a licença pra fazer um show dentro do cemitério, próximo ao túmulo da Domitila, em frente à capela, para um público gótico suave que se atreveu sair de casa em uma noite fria de inverno pra ir ver a apresentação mais inusitada mais inusitado das nossas vidas.
Banda Lítera e Paulo Rezzutti no tumulo da Marquesa de Santos (Domitila) em São Paulo
Ao que tudo indica, somos a primeira banda do Brasil a fazer um show dentro de um cemitério no país.
Lítera – Domitila ao vivo no cemitério da Consolação
Casa de Cultura Mario Quintana
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), originalmente Hotel Majestic, é um prédio histórico brasileiro e um centro cultural da cidade de Porto Alegre, um dos maiores e bem aparelhados do Brasil. Um dos sonhos de todo artista gaúcho é se apresentar nesse espaço por conta da sua ligação com o mundo artístico. A energia ímpar foi registrada, dá pra ver todos os vídeos desse dia aqui.
Coroa da Lítera, o símbolo da banda a partir do disco Caso Real
A Casa foi nomeada em homenagem a um dos maiores poetas brasileiros, Mário Quintana, nascido na cidade gaúcha de Alegrete, mas que adotou Porto Alegre como sua cidade do coração.
O escritor viveu no hotel entre 1968 e 1980, no apartamento 217, que é possível conhecer totalmente preservado, exatamente como foi deixado por Quintana em seu último dia de vida.
Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, Eles passarão… eu passarinho!…
— Mario Quintana —
Lítera toca “Mergulho” ao vivo em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana. Show da Turnê Serenata Caso Real no dia 1º de abril, outono de 2017.
LÍTERA – Vai me convencer – CCMQ | Serenata Caso Real
Lítera toca “Vai me convencer” ao vivo em Porto Alegre, na CCMQ. Show da Turnê Serenata Caso Real no dia 1º de abril, outono de 2017.
Homenagem no interior Paulista
Era a segunda vez que iriamos tocar na cidade de Serrana, em São Paulo. Já se passavam 3 anos da primeira vez, em 2013, que já tinha sido, metaforicamente falando, um reencontro.
Foi um show especial, mudou por completo todos nós. A relação que estabelecemos com aquelas pessoas é algo que não se explica, a gente sente. E sente muito.
Na segunda vez, já tínhamos conversado entre nós, que era impossível ser tão especial quanto foi daquela vez, mas que com certeza seria um show alto astral. Mas aprendemos mais uma lição: nunca subestimar a capacidade de emocionar que esse povo tem.
“Primeira vez, tanta fascinação de serenas ondas, desde então joguei-me ao mar além da arrebentação”
— Mergulho, André Neto —
Banda Lítera em São Carlos na UFSCAR, São Paulo
São artistas, músicos, operários da arte, gente do povo, gente da gente, assim como a gente, que sabem a dificuldade que é cada conquista – por menor que ela possa parecer.
André Neto, vocalista e compositor da Lítera, lendo a matéria da banda no jornal
Mergulho é sobre abrir mão da sua segurança, de um lugar seguro, pra se jogar além da arrebentação por amor a algo muito maior.
As imagens falam por si.
Banda Lítera, show em Serrana, São Paulo, no CECAC, abrindo o Festival Caipiro Rock
Banda Lítera, show de abertura no estádio Beira-Rio do show dos Rolling Stones
Banda Lítera, show no Teatro do Sesc em Canoas
Banda Lítera, ao vivo no Gasômetro em Porto Alegre
Turnê Serenata Caso Real
Serenata é uma canção e/ou performance musical em honra a alguém, geralmente uma musa com teor romântico. No nosso caso, Domitila. Serenatas são tipicamente calmas, musicalmente leves, lugares mais aconchegantes, tocadas à noite, de preferência debaixo de uma janela.
Lítera, Serenata Caso Real no Foyer do Theatro São Pedro em Porto Alegre
Fazer esse formato de show abriu pra gente a oportunidade de estar em lugares onde uma banda de rock não poderia estar, pelo menos não da forma como acreditamos ser necessário para transmitir a mensagem.
A palavra “serenata” provém da Língua italiana, e deriva da palavra latina serenus.
O Theatro Sete de Abril
Foi erguido em 1834, no próspero ciclo econômico das charqueadas, do qual Pelotas foi o epicentro no Brasil. Até a chuva parou pra ver. Tinha tudo pra ser só mais uma noite fria e úmida, mas parece que o Theatro Sete de Abril não quis que isso acontecesse. A esplanada se encheu, aqueceu, e todos nos emocionamos. Foi uma linda serenata, o teatro merecia, Pelotas merecia, e todos nós merecíamos.
LÍTERA | Esplanada do Theatro Sete de Abril | Serenata Caso Real
Como o teatro se encontra fechado (um reforma eterna), fizemos o show na esplanada em frente, no formato serenata.
Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Foi a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas no Rio Grande do Sul e a quarta no Brasil. Hoje, o Teatro Sete de Abril já não é o mais antigo teatro brasileiro em funcionamento, devido ao seu fechamento por falta de estrutura física que suportasse a visitação de um grande número de espectadores.
Grande colaborador e amigo da Lítera, o historiador e agente cultural William Guedes, num encontro com o ícone Nando Reis
Banda Lítera, entrevista na casa de Verão da Band
Os adesivos “vc já viveu um amor impossível?” somam mais de 52 mil espalhados pelo mundo
Rodrigo Bonjour comemorando a vítora com André Neto
O André Neto nosso vocalista que apresenta o Cozinheiro Amador e o Adelino Bilhalva, que apresenta o Guia de Sobrevivência, venceram o Batalha dos Cozinheiros. O programa da Rede Record com o Cake Boss, o Buddy Valastro, foi transmitido mundialmente.
Durante o período em que o André Neto esteve no Batalha dos Cozinheiros do Buddy Valastro na Record, a turnê do disco Caso Real teve uma pequena pausa.
Vc já viveu um amor impossível? A frase que inspirou as pessoas que seguem a banda
Serenatas amadoras
Na tradição portuguesa e latina, são feitas por estudantes e ex-estudantes universitários, como um ato cultural, com especial relevância para os grupos de fado de Coimbra, para as tunas e para os grupos de serenatas amadores.
O show na biblioteca ocorreu durante a programação da Feira do Livro de Pelotas, por iniciativa do historiador e ativista cultural Willian Guedes com apoio do arteterapeuta Márcio Bádia com organização de Helene Sacco.
A Biblioteca Pública de Pelotas foi inaugurada em 5 de março de 1876. Pelotas é uma cidade suspensa na aventura do tempo
Na atualidade, no Brasil, serenatas são realizadas para se homenagear alguém, como uma surpresa, podendo ocorrer à noite ou mesmo durante o dia, com músicas escolhidas de acordo com as preferências musicais da pessoa homenageada, em especial músicas que se referem a amor e/ou amizade.
Biblioteca Pública de Pelotas | Lítera – Serenata Caso Real
As apresentações são realizadas em domicílio ou outro local escolhido para tal, geralmente por grupos de serenata contratados.
Bem Feito, se fodeu! | Serenata em São Paulo | Ao vivo – Lítera em São Paulo | Turnê Caso Real
Lítera tocando “Mergulho” ao vivo na Casa 599, Serenata Caso Real na Barra Funda em São Paulo
Teatro da Santa Casa
O show de despedida no Teatro da Santa Casa, além de comemoração, também foi uma forma dos fãs ajudarem a banda a realizar a viagem para a turnê em Portugal.
Vendemos os ingressos antecipados e kits promocionais com itens exclusivos, em que todo o lucro foi revertido para as passagens.
Lítera no Teatro da Santa Casa, Porto Alegre
Um sonho de criança sendo vivido intensamente em cima do palco nessa noite mágica em Porto Alegre. Lítera, Valéria Houston e Nina Rouge interpretando Lua de Cristal. Registro por Adelino Bilhalva, Victória Venturella e Martina Mombelli.
Lítera na imprensa e mídia
Banda Lítera, Os Imperadores do Sarandi
Bloco do amor impossível
Criamos um bloco de carnaval pra cantar marchinhas. A ideia de gravar essas versões surgiu de uma brincadeira, quando criamos o Bloco do Amor Impossível. No carnaval do ano passado, saímos pelas ruas de Porto Alegre, Pelotas e Florianópolis com nosso estandarte, juntando foliões e muitas histórias de amor impossível. A empolgação era tanta que resolvemos tocar uma versão em marchinha durante um show.
A música já faz parte de playlists de carnaval pelo país, pois disponibilizamos cifra e letra para outros blocos, bandas, DJs e festas de carnaval. A versão, que conta com a produção musical de Bibiana Petek e foi lançada pela Loop Discos, está disponível no nosso Spotify e em todas as plataformas digitais.
Link da matéria | https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/roger-lerina/noticia/2017/02/litera-lanca-musica-em-versao-marchinha-de-carnaval-9729434.html
Bloco de carnaval em Santo Antonio de Lisboa, Santa Catarina
Turnê na Europa
Espalhamos mais de 52 mil adesivos com a frase “Vc já viveu um amor impossível?” em cidades no mundo todo. Essa pergunta remete ao caso de amor tão difícil de ser vivido por Dom Pedro I e Domitila, casal que inspirou o disco Caso Real.
Por conta da ligação que o tema do disco faz entre Brasil e Portugal, fomos convidados pela Casa da Música, que fica na cidade de Porto, em Portugal, para representar o Rio Grande do Sul e encerrar a programação do VERÃO NA CASA SUPER BOCK 2017.
Lítera em Porto, Portugal – Casa da Música, um marco na engenharia na cidade, da forma geométrica ímpar que o edifício possuí
Muita música e histórias para contar e dividir com o público. A Martina Mombelli fez um maravilhoso registro da nossa história e transformou numa Webserie da Lítera com 12 episódios. Viajamos Portugal de ponta a ponta, depois Paris, na França, e vivemos situações realmente mágicas.
Passamos pelas cidades de Óbidos, Caldas da Rainha, Tomar, Monsanto, Ortiga, Guimarães, Porto, Lisboa e Paris.
Serenata nas aldeias portuguesas
Lítera em Monsanto, Portugal
Fomos conhecer as aldeias portuguesas. Uma delas, Monsanto, é considerada a “Aldeia mais portuguesa de Portugal”. É indescritível dizer o que é caminhar entra as vielas, em ruas e becos medievais. Os poucos habitantes da pequena cidade pediram uma serenata para conhecer a nossa música, e tá ai o registro.
Lítera – “Miúda” ao vivo em Monsanto, Portugal
Lítera ao vivo no Bairro Alfama em Lisboa no verão de 2017 no Bus Parage Cultural
Alfama é o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. O seu nome deriva do árabe al-hamma (الحمّة), que significa banhos ou fontes. Estávamos muito cansados e, por acaso ou por destino, nosso último show em Lisboa era no Alfama. Serviu como refúgio, repouso de toda agitação e tumulto que vivemos nos últimos anos. Existia no ar uma sensação de que estávamos sendo preparados pra alguma outra coisa.
As vistas mais espetaculares do Alfama são passeio público formado pelos miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia. Por cima, envolvendo o Alfama, ficam a colina do Castelo de São Jorge (fortaleza e palácio real até ao século XVI) e a colina de São Vicente. Para além do Castelo, os principais monumentos da zona são a Sé, a Igreja de Santo Estêvão e a Igreja de São Vicente de Fora.
Alfama é um bairro muito peculiar em se assemelhar a uma antiga aldeia não só em aspecto como por ter uma comunidade relativamente pequena e próxima.
No presídio Central de Porto Alegre
Com certeza saímos do show na Cadeia Pública pessoas melhores do que chegamos.
Tivemos o privilégio de um dia incrível, com aprendizado e muita troca. Obrigado Carmela Grüne, fundadora do projeto Direito no Cárcere, tão necessário na nossa sociedade. Tocar em um presídio, considerado um dos piores da América Latina, é uma experiência no mínimo especial. Acreditar na ressocialização de detentos através da cultura, da arte e da música, é emocionante.
Vimos de perto a diferença que a junção disso tudo e uma oportunidade podem fazer na vida de alguém. Parabéns pelo que faz, pelo amor com que faz e por toda a tua dedicação. Ainda não digerimos tudo, há muito a ser entendido, compreendido e ressignificado.
Por enquanto sabemos e podemos dizer que dividimos um momento muito feliz! Obrigado mais uma vez.
Último show da turnê em São Paulo
Não aprendi dizer adeus – Lítera participação de Eden no Teatro da Rotina e, São Paulo. Leitura das cartas de despedida e Não aprendi dizer adeus.
Lítera com participação de Eden no Teatro da Rotina em São Paulo. Primavera, dezembro de 2017 – Sol em sagitário, Lua em gêmeos. Último show da turnê Caso Real. Leitura das cartas de despedida entre Dom Pedro I e Domitila, que estão no livro Titília e o Demonão. Cartas inéditas de d. Pedro I à marquesa de Santos, do escritor Paulo Rezzutti.
É A JORNADA, NÃO O DESTINO
Às vezes, em uma viagem, parece que todas as experiências e coisas inusitadas que a gente vive foram pensadas especialmente para acontecerem com a gente. Mas, na verdade, o interessante é ver o pequeno espaço que a gente ocupa no mundo e entender que cada um, no seu particular, tá vivendo um sonho diferente ali. E nenhum desses milhares de sonhos acontecendo ao mesmo tempo é mais ou menos especial que o outro. Então não importa o destino, mas sim o que a gente absorve e se torna a partir dele.
Até aqui
Toda despedida carrega um pouco de medo. Quando voltamos da Europa, nos despedíamos não só de uma viagem transformadora, mas também do Caso Real, um disco que nos acompanhou por pelo menos 3 anos – e que, lógico, vai seguir pra sempre no repertório de shows. Felizes pela experiência, lamentando ir embora, muito gratos pela existência do Caso Real – pelo que nos trouxe e pelo que nos levou. Valeu por tudo até aqui. Paulo, Martha, Adriana, Fernanda, Raquel, Rodrigo, Karine, Jorge, Adelino, Lizi, Allan, Dani, Martina, Vic, Rafa, Augusto, Alexandra, Diana, Bruna, Pietra, Márcio, William, Ana, James, Thiago, Lucas, Fruet, Marcelo, Rochele, Lucídio, Paula, Bruno, Isadora, Eden, Everton, Vini, Victor, Ju, Gabi, Edna, Karina, Nikolas, Lizandra, Fred, Aline, Fernando, Dedé, Ju P., L. Melo, Marquise 51, Loop Discos e outras centenas de pessoas que seria impossível colocar aqui mas que estão registrados pra sempre na nossa história. Nos despedimos com carinho e muito respeito. De braços abertos para receber o Arquétipos – o encontro com a sombra. As portas estão abertas pra essa nova aventura.
Compartilhando histórias
Nas pesquisas para a composição do nosso novo disco “Arquétipos O encontro com a sombra”, acabamos descobrindo um monte de histórias esquecidas da nossa cidade, então decidimos compartilhar com quem mais quisesse ouvir.
Montamos uma agenda até o final de outubro para rolar a caminhada “Porto Alegre Mal Assombrada” todos os sábados. As vagas esgotaram tão rápido, que muitas pessoas pediram para abrirmos mais vagas. Decidimos fazer a caminhada aos domingos e, para a nossa surpresa, também esgotaram em menos de 24h!
Lançando o álbum Arquétipos – O encontro com a sombra
Ouça Arquétipos – O encontro com a sombra é um álbum diferente: são 12 canções baseadas nos sonhos, estudos e memórias de C. G. Jung, fundador da psicologia analítica. Vc tem coragem de encarar a sua própria sombra?
Nossas músicas estão em todas as plataformas pra ouvir grátis.
• Instagram: http://instagram.com/literaoficial
• Facebook: http://www.facebook.com/literaoficial
Escute Lítera!
Spotify: https://goo.gl/SYHpeJ
Deezer: http://goo.gl/LLQozT
Google Play: https://goo.gl/mEFjS1
iTunes: https://goo.gl/0svot6
Assista: Vc já viveu um amor impossível? ↴
https://goo.gl/dpzCmy
Assista: Bercy ↴
https://goo.gl/fzktXg
Assista: Domitila ↴
https://goo.gl/U0sm8